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Notícias

Bom Saber



Entre o Lobby do Fornecedor e a Apatia do Consumidor

Postado 2019/03/22

 

O cidadão brasileiro tem provocado mudanças na relação de consumo. Essas mudanças estão promovendo alterações em políticas empresariais, na seara de atendimento às reclamações do consumidor e no campo técnico de análise e tratamento de produtos não conformes. São ações ainda extremamente tímidas, quando as comparamos com aquelas observadas em outros países; mas são dignas de nota, visto que as mudanças positivas estão aí.

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A definição informal de Desvio Reincidente

Postado 2019/03/21

 

Os desvios da qualidade reincidentes, infelizmente, são “figurinhas comuns” e, por serem reincidentes, como assim diz seu “sobrenome” (reincidentes), são também indesejáveis. Então, para aqueles profissionais que lidam com a análise e tratamento de não conformidades, a definição mais informal e verdadeira de tais desvios pode ser: “Figurinhas comuns e indesejáveis”.

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Não são cinco os valorosos guerreiros.

Postado 2019/03/17

 Extraído do Livro O Reino dos Sensos (1)

SoUno passou para os conselheiros as palavras de Siy Bila, que não havia decifrado: “três vezes três somam a força maior que sempre esteve ao lado deles, mas que não a enxergar é o mesmo que não evoluir no caminho dos homens”. Neste momento fez-se o silêncio. Os conselheiros pararam para pensar sobre as palavras da pitonisa e descobrir a resposta correta. Não era a primeira vez que Siy Bila deixava os conselheiros nesta situação.

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Aquele que me ouve e que me escuta

Postado 2019/03/15

 

Por vezes, quando são estressadas todas as vias possíveis para se estabelecer um relacionamento adequado com uma organização, o pobre cliente, já extenuado, enxerga uma luz no final do túnel: a Ouvidoria. Melhor quando ele evidencia, em tal serviço, aquele que bem pode representá-lo e obter as respostas certas e determinar as medidas corretas para as suas demandas.

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Tornar públicos os relatórios de inspeções governamentais?

Postado 2019/03/13

 

Atualmente, discute-se a possibilidade de disponibilizar publicamente os relatórios de inspeções através de páginas eletrônicas de acesso livre, permitindo que o cidadão tome conhecimento das inspeções e torne o processo em si, mais transparente. Pelo menos, é o que a mídia começa a noticiar através de fontes confiáveis1.

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Consumidor ou consumido?

Postado 2019/02/28

 

Dia do Consumidor - A origem da escolha

Em 15 de março, comemoramos o Dia Mundial do Consumidor. Data comemorativa relevante em face da importância de uma relação, historicamente, recheada de descuidos da parte de organizações privadas e públicas, que muitos males fizeram chegar a um ente reconhecidamente vulnerável, na seara do mercado de consumo. Produtos e serviços fora do especificado causaram e ainda causam insatisfação e até mesmo mortes.

A data foi bem escolhida, é certo; uma vez que se trata de uma nobre referência à data na qual foi enviada ao Congresso americano, em 1962, uma mensagem do então presidente John F. Kennedy na qual defendia os direitos dos consumidores, tais como o direito à segurança, à informação e a escolha e o direito de ser ouvido.

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Sejamos rigorosos

Postado 2019/02/16

Infelizmente, alguns eventos na vida real corroboram a preocupação explícita em alguns templates já publicados na minha coluna “Recomendação da Semana”. Por vezes, eventos não somente ligados às perdas financeiras ou de clientes, mas impregnados de dor, em face de suas consequências. Impregnados de perdas humanas.

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Olhar incorreto

Postado 2019/02/07

Sobram ferramentas, teorias e metodologias. No entanto, desvios da qualidade teimam em voltar ganhando o "status" de reincidentes.

Existe algum "segredo" para evitar tais reincidências?

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Eu e o mundo de Deming sem métricas

Postado 2019/02/03

 

Para Edward Deming, o emprego de métricas e metas no chão de fábrica deveria ser abolido. Esta visão compõe um dos 14 princípios de Deming para a qualidade de produtos e serviços.

Qual seu parecer a respeito deste princípio? 

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Consumidores não terão piedade...

Postado 2019/01/30


Publicidade enganosa é crime. O infrator está sujeito a uma pena de três meses a um ano e multa. Comete o mesmo crime o agenciador da propaganda.

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