Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Compartilhe


Qualidade no Serviço Público? Usuários ganham código de defesa!

Postado 2018/06/24

 

Publicada no Diário Oficial da União de 27.6.2017, a Lei Federal 13.460/2017 que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, entra agora (2018) em vigor.

 

Como usuário dos serviços públicos, vejo o código como providencial em um cenário no qual, de uma maneira genérica, sinto-me muitas vezes fragilizado e mal tratado pela administração pública.

 

Poderia registrar neste texto que nem sempre é assim, por uma questão de justiça? Sim, poderia... Mas o balanço entre créditos e débitos com relação ao atendimento ao usuário é descaradamente ruim. Em alguns casos, chega a ser covarde...

 

... São muitos os impostos, são muitas as taxas de serviço, são muitos os valores em Reais e não vemos o retorno com a qualidade mínima desejada.

 

Leia o resto desta entrada »

Coquetel de Más Práticas

Postado 2018/06/18

 

 

Pela mídia, chega-me a notícia através da Pharmacy News (18 de junho de 2018) que um farmacêutico, mesmo identificando que uma formulação poderia causar danos e até mesmo risco de morte a um paciente, fez e vendeu o preparado. Seu argumento foi de que o médico insistiu que a formulação estava correta. O paciente de 77 anos morreu.

 

Leia o resto desta entrada »

Novo título de post

A Efetividade das Ações

Postado 2018/06/16

 

Uma empresa portuguesa está a recolher do mercado todo um lote de medicamento de uso injetável, por erro de informação na rotulagem. As entidades que possuem este lote de medicamento em estoque não o podem comercializar, dispensar ou administrar.

 

Pequenos erros de rotulagem têm custado caro às indústrias de todo o mundo e fazem parte de muitos capítulos da história de desvios da qualidade de produtos para uso humano e animal.

Leia o resto desta entrada »

Atitudes & Exemplos

Postado 2018/06/13

 

Muitas vezes podemos constatar que os conceitos transmitidos através de políticas, de normas gerais e de procedimentos operacionais padrão não são refletidos na prática, apesar de todos os esforços. Isto independe até da tecnologia usada, e independe também das horas e dos recursos financeiros dedicados aos treinamentos.

 

Curioso é, quando analisamos a questão e procuramos buscar as possíveis causas deste tipo de problema, verificamos que o não cumprimento de tais diretrizes não fica restrito somente aos colaboradores do primeiro nível da escada hierárquica. Este não cumprimento é evidenciado em outros colaboradores até mesmo de níveis técnicos e, em alguns casos, colaboradores em nível de liderança. Quando isto acontece, fica ainda mais difícil ver os nossos procedimentos padrão serem refletidos na rotina, uma vez que os exemplos de posturas e atitudes são as mais poderosas ações de treinamento que acontecem em todos os momentos, todas as horas.

Leia o resto desta entrada »

Oração a São Tarém

Postado 2018/05/14


Agora que o ano se encerra, é hora de fazer um balanço das atividades, analisar os eventos de maneira crítica, analítica e profissional, ao mesmo tempo em que estabelecer novas metas e respectivos planos de ação para o ano que se inicia.

Muitos já estão com tais metas bem definidas faz tempo, assim como os seus planos bem desenhados. Assim seja.

 

Outros não...

... Certo é que, em nosso segmento será inevitável a ocorrência de muitos eventos, entre eles, inspeções governamentais e de auditorias de clientes. Estejamos preparados ou não. Uns estarão preparados; outros muito bem preparados...

 

Outros não...

Antes que o ano acabe, e oferecendo um tema para verdadeira reflexão, o nosso blog oferece a “Oração a São Tarém”.


Leia o resto desta entrada »

As evidências objetivas em auditorias

Postado 2018/05/14

 

Fator crucial em auditorias, as evidências objetivas devem ser buscadas e coletadas pelos auditores de maneira técnica e profissional no sentido de gerar relatórios completos e confiáveis. 


Leia o resto desta entrada »

Os Sete Benefícios das Auditorias Externas

Postado 2018/05/09

Os benefícios de contratar profissionais para realização de uma auditoria externa em seu negócio, suas instalações e seus processos são consagrados por empresas dos mais variados segmentos e dos mais variados tamanhos.

Sem destacar nenhum benefício, mas pinçando os principais, vários deles podem ser enumerados para criar um quadro que justifique, com clareza, a contratação de auditores externos. São eles:

Leia o resto desta entrada »

Os outros “M´s” na análise de causas – “Momento” e “Má-fé”

Postado 2018/05/03

Existem muitas maneiras de analisar a ocorrência dos desvios da qualidade e buscar encontrar as causas raízes que provocaram tais desvios. Cuidar para evitar recorrências é atividade de rotina de muitos técnicos e analistas que usam uma infinidade de ferramentas da qualidade em estudos detalhados e criteriosos.

 

Leia o resto desta entrada »

A “Food Biker” e sua boina de francesinha

Postado 2018/04/29
 

Uma visão de empreendedorismo

A imagem
Uma imagem de francesinha chama a atenção dos transeuntes de uma movimentada avenida em um bairro residencial do Rio de Janeiro. Na calçada, perto de duas agências de banco, uma farmácia e um jornaleiro, uma personagem muito bem elaborada está acompanhada de sua bicicleta toda trabalhada fazendo de ambas, ela e sua bicicleta, uma nova e admirada figura no bairro.
Todos os dias, lá está ela cercada de pessoas, a conversar e... A fazer negócios!
Isso mesmo! A personagem muito bem cuidada mostra-se também uma pessoa agradabilíssima e uma empreendedora de verdade.
As pessoas param em volta de sua bicicleta para conversar com ela, para saber quem foi que idealizou e confeccionou a boina que ela usa, as pessoas acham tão bonita a peça que algumas perguntam se a boina de francesinha está também à venda! As pessoas param para comprar brownies, cookies, trufas... Minha Nossa... Deliciosos!
Em pouco tempo de conversa com esta empreendedora vi que as pessoas param, conversam, compram... E voltam para conversar, comprar e encomendar!
Leia o resto desta entrada »