Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Compartilhe


Oração a São Tarém

Postado 2018/05/14


Agora que o ano se encerra, é hora de fazer um balanço das atividades, analisar os eventos de maneira crítica, analítica e profissional, ao mesmo tempo em que estabelecer novas metas e respectivos planos de ação para o ano que se inicia.

Muitos já estão com tais metas bem definidas faz tempo, assim como os seus planos bem desenhados. Assim seja.

 

Outros não...

... Certo é que, em nosso segmento será inevitável a ocorrência de muitos eventos, entre eles, inspeções governamentais e de auditorias de clientes. Estejamos preparados ou não. Uns estarão preparados; outros muito bem preparados...

 

Outros não...

Antes que o ano acabe, e oferecendo um tema para verdadeira reflexão, o nosso blog oferece a “Oração a São Tarém”.


Leia o resto desta entrada »

As evidências objetivas em auditorias

Postado 2018/05/14

 

Fator crucial em auditorias, as evidências objetivas devem ser buscadas e coletadas pelos auditores de maneira técnica e profissional no sentido de gerar relatórios completos e confiáveis. 


Leia o resto desta entrada »

Os Sete Benefícios das Auditorias Externas

Postado 2018/05/09

Os benefícios de contratar profissionais para realização de uma auditoria externa em seu negócio, suas instalações e seus processos são consagrados por empresas dos mais variados segmentos e dos mais variados tamanhos.

Sem destacar nenhum benefício, mas pinçando os principais, vários deles podem ser enumerados para criar um quadro que justifique, com clareza, a contratação de auditores externos. São eles:

Leia o resto desta entrada »

Os outros “M´s” na análise de causas – “Momento” e “Má-fé”

Postado 2018/05/03

Existem muitas maneiras de analisar a ocorrência dos desvios da qualidade e buscar encontrar as causas raízes que provocaram tais desvios. Cuidar para evitar recorrências é atividade de rotina de muitos técnicos e analistas que usam uma infinidade de ferramentas da qualidade em estudos detalhados e criteriosos.

 

Leia o resto desta entrada »

A “Food Biker” e sua boina de francesinha

Postado 2018/04/29
 

Uma visão de empreendedorismo

A imagem
Uma imagem de francesinha chama a atenção dos transeuntes de uma movimentada avenida em um bairro residencial do Rio de Janeiro. Na calçada, perto de duas agências de banco, uma farmácia e um jornaleiro, uma personagem muito bem elaborada está acompanhada de sua bicicleta toda trabalhada fazendo de ambas, ela e sua bicicleta, uma nova e admirada figura no bairro.
Todos os dias, lá está ela cercada de pessoas, a conversar e... A fazer negócios!
Isso mesmo! A personagem muito bem cuidada mostra-se também uma pessoa agradabilíssima e uma empreendedora de verdade.
As pessoas param em volta de sua bicicleta para conversar com ela, para saber quem foi que idealizou e confeccionou a boina que ela usa, as pessoas acham tão bonita a peça que algumas perguntam se a boina de francesinha está também à venda! As pessoas param para comprar brownies, cookies, trufas... Minha Nossa... Deliciosos!
Em pouco tempo de conversa com esta empreendedora vi que as pessoas param, conversam, compram... E voltam para conversar, comprar e encomendar!
Leia o resto desta entrada »

Andragogia Corporativa

Postado 2018/04/26

Andragogia é palavra originária do grego que significa "formação de adultos". O norte-americano Malcolm Knowles a redefiniu como "arte e a ciência destinada a auxiliar os adultos a aprender e a compreender o processo de aprendizagem dos adultos“.
Carlos Santarem trata a Andragogia Corporativa como a chave da verdadeira motivação e do maior dos comprometimentos.

Leia o resto desta entrada »

Vídeos de Treinamento: Benefícios, cuidados e dicas

Postado 2018/04/25

Padronizando a informação

Através de um vídeo de treinamento bem elaborado, a empresa assegura a harmonização do conteúdo transmitido para todo o público-alvo. Desta maneira, todos os colaboradores receberão da mesma forma as informações críticas sem desvios ou inconsistências nas mensagens.

Leia o resto desta entrada »

Premissas erradas

Postado 2018/04/23

Muitos treinamentos motivacionais voltados para os conceitos de Boas Práticas de Fabricação são elaborados em premissas que apenas dificultam o engajamento dos colaboradores no processo de implantação e de manutenção das BPF, bem como do processo melhoria contínua.

Leia o resto desta entrada »

Por que falham os programas?

Postado 2018/04/21

Programas da qualidade mirabolantes, muitas vezes, são apresentados como solução única e definitiva. Muitas das vezes também a implantação de tais programas é oferecida em “pacotes prontos e rápidos” com embalagens de “sucesso garantido”. Aí pode residir a primeira resposta da questão “por que falham os programas?”. 

Leia o resto desta entrada »