Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Compartilhe


Os benefícios de um cuidado externo

Postado 2018/08/16

Uma visão externa e qualificada na análise e tratamento de desvios da qualidade pode ser a resposta para muitos problemas da qualidade, em empresas de medicamentos de uso humano e outras que convivem com as exigências regulatórias exaradas por agências governamentais e por ministérios.

Leia o resto desta entrada »

Por favor, deixem ligados os celulares.

Postado 2018/08/14

Os estímulos externos sempre atuam como elementos sabotadores em reuniões corporativas e treinamentos “in company”, distraindo a atenção dos adultos, levando seus pensamentos para outros lugares que não o foco tratado pelo moderador ou instrutor.

Leia o resto desta entrada »

Eu acredito em Você!

Postado 2018/08/07

Uma reclamação que chega à empresa é um voto expresso de confiança do cliente e do consumidor aos cuidados e as medidas que seus técnicos e gestores tomarão em função de tão relevantes informações. 

 

Leia o resto desta entrada »

O desenho das salas de treinamentos corporativos - Parte 1

Postado 2018/07/31

 

As áreas e salas podem influenciar nos resultados dos treinamentos corporativos? Existe a melhor área ou a melhor configuração para treinamentos dedicados a adultos e realizados dentro de empresas? Devemos escolher um tipo de área de uma configuração específica conforme o tema a ser trabalhado, conforme o conteúdo programático e até mesmo conforme o perfil do público alvo?

 

Nesta sequência de artigos discorreremos sobre este assunto com um olhar crítico sobre cada tipo de ambiente e configurações, sempre à luz da andragogia. Pretender provocar um repensar sobre esta questão não a encarando como o pilar de sucesso de um treinamento corporativo, mas como um relevante aspecto que devemos levar em conta em nossos eventos com adultos.

 

Leia o resto desta entrada »

O tempo de atenção de um adulto

Postado 2018/07/29

 

Alguns estudiosos questionam sobre o tempo limite de concentração de um adulto em determinado tópico. Podem existir muitos números diferentes, mas o mais importante é a discussão em si deste tema e como poder extrair dela os benefícios em treinamentos.

Leia o resto desta entrada »

E aí?... Deixa passar?...

Postado 2018/07/22

 

Não existe mais espaço, em empresas que dizem operar de acordo com as Boas Práticas, para deixar de investigar resultados fora de especificação ou resultados indesejáveis. Por maiores que sejam as pressões de produção e de vendas, os técnicos envolvidos em todos os processos têm de se debruçar sobre os resultados fora dos parâmetros, buscar suas causas raízes, propor ações corretivas e preventivas no sentido de minimizar as reincidências. Embora seja uma atividade extremamente instigante para alguns, este tipo de tarefa muito longe está de ser sempre fácil e muitas vezes exigirá muito tempo para o trabalho de análise e solução do problema. 

Leia o resto desta entrada »

Qualidade no Serviço Público? Usuários ganham código de defesa!

Postado 2018/06/24

 

Publicada no Diário Oficial da União de 27.6.2017, a Lei Federal 13.460/2017 que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, entra agora (2018) em vigor.

 

Como usuário dos serviços públicos, vejo o código como providencial em um cenário no qual, de uma maneira genérica, sinto-me muitas vezes fragilizado e mal tratado pela administração pública.

 

Poderia registrar neste texto que nem sempre é assim, por uma questão de justiça? Sim, poderia... Mas o balanço entre créditos e débitos com relação ao atendimento ao usuário é descaradamente ruim. Em alguns casos, chega a ser covarde...

 

... São muitos os impostos, são muitas as taxas de serviço, são muitos os valores em Reais e não vemos o retorno com a qualidade mínima desejada.

 

Leia o resto desta entrada »

Coquetel de Más Práticas

Postado 2018/06/18

 

 

Pela mídia, chega-me a notícia através da Pharmacy News (18 de junho de 2018) que um farmacêutico, mesmo identificando que uma formulação poderia causar danos e até mesmo risco de morte a um paciente, fez e vendeu o preparado. Seu argumento foi de que o médico insistiu que a formulação estava correta. O paciente de 77 anos morreu.

 

Leia o resto desta entrada »

A Efetividade das Ações

Postado 2018/06/16

 

Uma empresa portuguesa está a recolher do mercado todo um lote de medicamento de uso injetável, por erro de informação na rotulagem. As entidades que possuem este lote de medicamento em estoque não o podem comercializar, dispensar ou administrar.

 

Pequenos erros de rotulagem têm custado caro às indústrias de todo o mundo e fazem parte de muitos capítulos da história de desvios da qualidade de produtos para uso humano e animal.

Leia o resto desta entrada »

Atitudes & Exemplos

Postado 2018/06/13

 

Muitas vezes podemos constatar que os conceitos transmitidos através de políticas, de normas gerais e de procedimentos operacionais padrão não são refletidos na prática, apesar de todos os esforços. Isto independe até da tecnologia usada, e independe também das horas e dos recursos financeiros dedicados aos treinamentos.

 

Curioso é, quando analisamos a questão e procuramos buscar as possíveis causas deste tipo de problema, verificamos que o não cumprimento de tais diretrizes não fica restrito somente aos colaboradores do primeiro nível da escada hierárquica. Este não cumprimento é evidenciado em outros colaboradores até mesmo de níveis técnicos e, em alguns casos, colaboradores em nível de liderança. Quando isto acontece, fica ainda mais difícil ver os nossos procedimentos padrão serem refletidos na rotina, uma vez que os exemplos de posturas e atitudes são as mais poderosas ações de treinamento que acontecem em todos os momentos, todas as horas.

Leia o resto desta entrada »