Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Compartilhe

Os benefícios de um cuidado externo

Postado 2018/08/16

Uma visão externa e qualificada na análise e tratamento de desvios da qualidade pode ser a resposta para muitos problemas da qualidade, em empresas de medicamentos de uso humano e outras que convivem com as exigências regulatórias exaradas por agências governamentais e por ministérios.

Como um jardineiro experiente, um profissional de consultoria tem facilidade maior para enxergar a qualidade do ambiente, as interferências de fatores indesejados e os cenários de riscos muitos vezes imperceptíveis para os técnicos da empresa absortos em urgências e prioridades outras. Ele necessariamente não sabe mais... Mas enxerga melhor; e quando é um profissional experiente suas interferências são cirúrgicas. Muitas situações podem ser “podadas” antes de se tornarem desvios; muitos desvios podem ser cortados “pela raiz” e o ambiente, com o tempo, torna-se fértil para operações bem conduzidas sem recorrências de não conformidades.

 

De outra forma, não bastassem as perdas, os retrabalhos e as despesas adicionais e desnecessárias, os constantes desvios, suas análises debilitadas, tratamentos incorretos e ineficazes provocam também constrangimentos durante auditorias governamentais e exigências que devem ser cumpridas em períodos geralmente exíguos, nos quais a decisão de uma suspenção compulsória de fabricação pode estar no contexto.

 

Falhas ao investigar desvios é uma evidência feita por agências reguladoras projetando uma imagem de um sistema da qualidade fraco tecnicamente e sem autoridade. Advertências e alertas são comuns e comuns são também as penalidades. Impactos financeiros e de imagem que prejudica o negócio.

 

Investir em treinamentos na resolução de problemas, na busca de causas raízes, desenvolver a habilidade em ferramentas da qualidade, em gerenciamento de riscos é uma ação razoável na busca de melhoria contínua de uma equipe de bons investigadores internos. É fato. No entanto, a contratação de um consultor experiente para ajudar na condução da identificação e correção dos desvios confere mais agilidade e efetividade na tomada de decisões. Torna mais difícil a recorrência dos incidentes; torna mais difícil uma situação desagradável durante as inspeções. Além do mais, as equipes de investigadores externos ganham mais com o aprendizado de um trabalho em conjunto com um consultor.

 

Neste ano, em abril, o FDA, através de carta de alerta a uma indústria indiana, recomendou que a empresa usasse os serviços de “um consultor qualificado para ajudar na correção das violações”. Isto aconteceu quando a agência constatou muitas falhas em investigação de desvios da qualidade.

 

Tratar agora as questões da qualidade, com um auxílio externo dedicando seu olhar aos desvios da qualidade é um bom passo em termos de melhoria contínua e bons ganhos.

 

Licença Creative Commons
O trabalho "Os benefícios de um cuidado externo" de Carlos Santarem está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.squalidade.com.br.