Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Compartilhe

Os Sete Benefícios das Auditorias Externas

Postado 2018/05/09

Os benefícios de contratar profissionais para realização de uma auditoria externa em seu negócio, suas instalações e seus processos são consagrados por empresas dos mais variados segmentos e dos mais variados tamanhos.

Sem destacar nenhum benefício, mas pinçando os principais, vários deles podem ser enumerados para criar um quadro que justifique, com clareza, a contratação de auditores externos. São eles:

  1. O Benefício da Independência: Profissionais independentes, não ligados a departamentos específicos e não subordinados a nenhuma diretoria da empresa auditada, têm maior resistência a qualquer tipo de pressão que possa gerar, em relatórios, análises incompletas e resultados não confiáveis.
  1. O Benefício da Dedicação e Exclusividade: Fatores internos e prioridades de áreas não interferem na dedicação dos auditores externos, nem em seus cronogramas previamente estabelecidos e decididos em consenso com a alta administração.
  1. O Benefício do Olhar Externo: Ao colocar um olhar apurado e experiente de terceiros contratados para “enxergar” suas operações e buscar indícios e evidências de não conformidades, a empresa ganha uma visão externa poderosa e sem os vícios da rotina que criam verdadeiras “nuvens de fumaça” por razões de ordem técnica e até mesmo de ordem política.
  1. O Benefício de identificação dos Fatores de Risco: A experiência e as habilidades de auditores externos podem identificar cenários de riscos os quais podem ser tratados com as devidas medidas preventivas.
  1. O Benefício do Apoio ao Corpo Técnico: As auditorias externas, muitas vezes, servem para corroborar não conformidades já declaradas em relatórios de auditorias internas ou autoinspeções. Assim, através de uma apurada análise dos indícios, pelo estudo da documentação, por entrevista e outros meios, os auditores externos podem chegar às evidências objetivas incontestáveis que asseguram a veracidade de itens já declarados pelo corpo técnico da empresa.
  1. O Benefício da Recuperação: Operações e processos debilitados; fases com grande número de ocorrências de desvios da qualidade; reclamações de clientes que se repetem e arriscam a reputação da empresa; empresas, ou parte delas, interditadas por questões regulatórias... Isto pede auditorias de grupos externos.
  1. O Benefício da Garantia da Qualidade e da Melhoria Contínua: Como costumo dizer, na vida e nas questões da qualidade, tudo tende ao caos. Auditorias externas, independentes, realizadas em períodos preestabelecidos sinalizam e ajudam a empresa e seus gestores em tomadas de decisão. Assim é em suas instalações, como em instalações de seus fornecedores de produtos e serviços.

Não são os únicos benefícios, mas servem para uma boa reflexão...

 

 

Licença Creative Commons
O trabalho "Os Sete Benefícios das Auditorias Externas"

de Carlos Santarem

está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://squalidade.com.br/.