Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Compartilhe

Análise SWOT

Postado 2018/05/28

A análise SWOT, criada por Roland Christensen e Kenneth Andrews, professores da Harvard Business School, foi depois colocada em prática por inúmeros acadêmicos. 

Ela analisa a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis, a saber, forças (“strengths”), fraquezas (“weaknesses”), oportunidades (“opportunities”) e ameaças (“threats”). Por meio desta metodologia poderá fazer-se o inventário das forças e fraquezas da empresa; das oportunidades e ameaças do meio; e do grau de ajuste entre elas. No momento em que os pontos fortes de uma organização estão conforme os fatores críticos de sucesso para atender as oportunidades de mercado a empresa se mostrará competitiva no longo prazo.



Bibliografia: Field Guide to Strategy - A Glossary of Essencial Tools and Concepts of Today Managers, de Tim Hindle e Margaret Lawrence (Harvard Business School Press, 1994); e The Concept of Corporate Strategy, de Kenneth Andrews (Irwin,1971).