Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Compartilhe

Liderança

Postado 2018/09/02

 

Existem muitas definições sobre o termo liderança. Muitos autores exploram com propriedades diferentes este conceito importante em gestão. Características básicas que compõem o perfil de um líder também mudam conforme o entendimento de muitos autores, no entanto, algumas delas se apresentam com uma constância quase que secular.

De maneira simplista, podemos dizer que liderança é a capacidade de um indivíduo de fazer seguidores através de suas habilidades pessoais.

 

Muitas teorias podem somar com argumentos associados aos resultados obtidos, associando à figura do líder àquela pessoa que motiva grupos em busca e na obtenção de resultados positivos. Outros associam às habilidades de um líder ao seu perfil ético e positivo. O conhecimento técnico também é visto como importante para alguns autores.

 

Fato é que, historicamente, além dos grandes líderes, biografias de indivíduos imorais, sem qualquer conhecimento a não ser o domínio da arte de saber conduzir bandos e até mesmo multidões, enchem páginas e páginas de livros de história.

 

Apenas para iniciar um mergulho no estudo de lideranças, "um bom gestor faz as coisas bem, enquanto um bom líder faz as coisas certas". Isto do ponto de vista de Warren Bennis. Para John Adair as capacidades de liderança podem ser adquiridas através de aprendizado e treinamento. John Kotter dizia que as características de um líder são inatas, embora todas as pessoas devam ser encorajadas a assumir papéis de liderança.

 


Bibliografia:

  • Maximum Leadership, de Philippe de Backer e Allen Sheppard (Orion, 1995)
  • Real Change Leaders, de Jon Katzenbach (Nicholas Brealey, 1996)
  • Reinventing Leadership, de Warren Bennis e Robert Townsend (Piatkus, 1996)
  • On Becoming a Leader, de Warren Bennis (Hutchingson, 1989) e
  • Leadership an Art, de Max de Pree (Doubleday, 1989)