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Reengenharia

Postado 2018/07/29

 

É uma estratégia de gestão de negócios baseada em fluxos de operações e processos de uma organização que se propõe realizar um redesenho radical dos processos de negócio com a finalidade de alcançar melhorias signigicativas em três áreas: custos, serviços e tempo.

A reengenharia possibilita cenários que permitem rever e repensar as maneiras de conduzir as atividades a um custo menor e com oferta de melhor atendimento ao cliente.

É recomendado seu uso quando a empresa:

  • Atravessa grave momento de crise
  • Antevê momentos turbulentos.
  • Propõe-se a um novo degrau de melhoria

Michael Hammer, ex-professor do MIT, é considerado o pai desta teoria, apresentando-a, primeiramente, através de artigo publicado em 1990 pela Harvard Business Review. Em 1993, a consagração do conceito veio pela publicação do livro “Reengineering the Corporation”, escrito em parceria com James Champy.

 

Bibliografia: The Reengineering Revolution, de Michael Hammer (Harper Collins,1995); Reengineering Management, de James Champy (Harper Collins, 1995); The Reengineering Handbook, de Raymond Manganelli e Mark Klein (Amacom, 1994); Reengineering the Corporation, de Hammer e Champy (Harper Collins, 1993); e Process Innovation, de Thomas Davenport (Harvard Business School Press, 1992).