Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Compartilhe

CE - CÓDIGOS DE ESTOQUE

Designação de uma numeração para o item.

CEDAC

Diagrama de causa e efeito com adição de cartões. Método criado por Ryuji Fukuda para realizar ações de melhoria de maneira eficaz. Permite concentrar-se sobre aspectos precisos de um problema importante a resolver, ter "à vista" as causas dos problemas e as ações para inibi-las, gerenciar a melhoria "in loco", de modo contínuo e informar a todos, em tempo real, os objetivos de melhoria e os novos padrões de processo encontrados.

CEFIC

Federation of European Chemical Industries

CEGUEIRA CROMÁTICA

Designação do daltonismo que é uma sensibilidade a apenas duas cores, das três primárias, que produzem a gama completa do espectro.

CÉLULA DE FABRICAÇÃO

Unidade de conformação e montagem, formada por alguns centros de trabalho, mecanismos de deslocamento e estoques em processo de materiais, que são inter-relacionados entre si e dedicados para a produção de família de produtos afins.

CENÁRIOS

Descrição de maneira qualitativa e estilística, dos tipos de atividades futuras, que a empresa gostaria de estar envolvida.

CENTRO DE CARGA

É a distância entre o centro de gravidade da carga e a parte traseira dos garfos de uma empilhadeira.

CENTRO DE CUSTO

O menor segmento de uma organização onde os custos são apurados e registrados no sistema de custeio, podendo ser um departamento ou parte dele.

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO

Armazém com produtos acabados e itens de serviços, oriundos de mais de uma fábrica e dedicados a atender mais de um mercado.

CENTRO FINANCEIRO

Centros sem regulação governamental do fluxo de entrada e saída de moeda estrangeira, com grande número de transações financeiras e com estabilidade política adequada.

CENTRO FLEXÍVEL DE MANUFATURA – FMC

Sistema automático com máquinas por cnc e com alimentação e descarga por manipuladores, com facilidade de mudança rápida de produtos.

CEO

  • Chief executive officer – presidente, diretor executivo
  • Chief executive operation ou officer.

CEP-CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO.

  • Aplicação dos métodos estatísticos para análise dos dados, estudos e monitoração do desempenho de um processo. Por exemplo:  gráficos de controle com os quais podemos determinar se um processo está sob controle, mantendo-o enquanto se trabalha para atingir um novo nível de desenvolvimento do processo.
  • Aplicação de métodos estatísticos para o monitoramento do processo, como por exemplo os gráficos de controle para determinar se um processo está sob flutuação estatisticamente estável.
  • Metodologia usada para o controle de dados de forma estatística para o aprimoramento contínuo da qualidade.

CERTIFICAÇÃO

  • Ato formal de reconhecimento que a empresa realizou uma série de atividades planejadas e documentadas para garantir que os seus produtos/serviços sejam fabricados segundo certos padrões.
  • Modo pelo qual uma terceira parte dá garantia escrita de que um produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos especificados.

CERTIFICAÇÃO DE FABRICAÇÃO DO PRODUTO

Comprovação da capacidade de se produzir produtos conforme as especificações, verificadas no controle estatístico do processo e comprovação dos requisitos funcionais e operacionais estabelecidos no projeto.

CERTIFICAÇÃO DO PROJETO DO PRODUTO

Verificação se o projeto cumpre os objetivos iniciais de atender as especificações técnicas e se todos os problemas encontrados, foram resolvidos e corrigidos.

CERTIFICAÇÃO

Tem por objetivo, atestar publicamente e, por escrito, que um produto, processo, serviço ou sistema está em conformidade com requisitos específicos, normas ou regulamentos técnicos. Esses certificados têm prazo de validade, revalidado ou suspenso através de auditorias.

CERTIFICADO DE DEPÓSITO

Instrumento negociável que confirma o depósito e fundos em determinado banco.

CFI

Cartão de identificação de fornecedor.

CFM

Continuous flow manufacturing

CG

Consumer goods

CGI

Common gateway interface

CGM

Computer graphics metafile

CHA

Análise por competência onde "c" significa o conhecimento (saber); o "h" significa habilidades (saber fazer) e o "a" as atitudes (saber ser).

CHAPA

É a denominação dada ao profissional autônomo que é contratado pelo motorista de caminhão para fazer o carregamento ou descarregamento da carga, na origem ou destino.

Política de cookies

Este site utiliza cookies para armazenar informações no seu computador.

Você aceita?