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CI

Continuous improvement

CIBERNÉTICA

Estudo do processo de controle em sistemas mecânicos, elétricos, biológicos, administrativos e de informação.

CICLALOG - CICLAGEM LOGÍSTICA DE MARKETING

Administração da sincronização do ciclo mercadológico promocional, de fabricação, de suprimento, de aviamento de pedidos, e de distribuição física para atender ao cliente e evitar perdas para a empresa.

CICLO DA QUALIDADE

Atividades interdependentes, que influenciam a qualidade nas diferentes fases.

CICLO DA QUALIDADE

Modelo conceitual de atividades interdependentes que influenciam a qualidade, nas diferentes fases, variando desde a identificação das necessidades até a avaliação do atendimento destas necessidades.

CICLO DE DEMING

Ciclo de interação constante entre pesquisa, projeto, produção e vendas, para se chegar a uma melhor qualidade para os usuários.

CICLO DE PRODUÇÃO

Tempo entre o término de duas unidades de uma determinada produção.

CICLO DE SUPRIMENTO

Tempo decorrido entre a colocação de uma ordem e outra.

CICLO DE VIDA

A sequência pela qual o produto, o maquinário e o equipamento passam da concepção ao esgotamento do seu valor residual.

CICLO DE VIDA

Análise técnica de projeção quantitativa baseada em modelos históricos de outros produtos que passaram pela introdução, crescimento, maturidade, saturação e declínio, similares a nova família em desenvolvimento.

CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO

Refere-se aos estágios consecutivos e inter-relacionados de um sistema produto, desde a aquisição das matérias-primas ou geração de recursos naturais atpé a sua disposição.

CICLO DE VIDA DO PRODUTO

O ciclo de vida de um produto no mercado pode ser dividido em quatro fases: (1) introdução - o produto foi lançado no mercado e o crescimento das vendas é lento; (2) crescimento - há uma explosão da procura, uma melhoria dos lucros e o produto tende a massificar-se. Chegam novos competidores; (3) maturidade - o ritmo de crescimento das vendas dá sinais de abrandamento. É uma fase em que as empresas tendem a entrar em guerras de preço e publicidade; (4) declínio - a procura entra em derrapagem, os lucros sofrem uma rápida erosão em direção ao ponto zero. Grande parte dos competidores começa a abandonar o mercado.

CICLO PDCA

Significa planejar-fazer-verificar-agir. O pdca é a descrição da forma como as mudanças devem ser efetuadas numa organização de qualidade. Não inclui apenas os passos do planejamento e implementação de uma mudança, mas também, a verificação se as alterações produziram a melhoria desejada ou esperada, agindo de forma a ajustar, corrigir ou efetuar uma melhoria adicional com base no passo de verificação.

CIDM

Customer-integrated decision making

CIÊNCIA

Conjunto organizado dos conhecimentos relativos ao universo, abrangendo seus fenômenos naturais, ambientais e comportamentais.

CIF

Condição em que o vendedor é responsável pelos custos, seguro marítimo e despesas de frete dos produtos.

CIM

Computer integrated manufacturing ou manufatura integrada com computadores.

CINCO "S" OU 5S

Programa de gerenciamento participativo que objetiva criar condições de trabalho adequadas a todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos da organização. A sigla 5s deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: Seiri, senso de utilização; Seiton, senso de ordenação; Seiso, senso de limpeza; Seiketsu, senso de saúde; e Shitsuke, senso de autodisciplina.

COACH

facilitador; instrutor; entidade (pessoa, equipe, departamento, empresa, etc.) Que atue como agregador das capacidades de cada elemento da cadeia (equipe, departamento, empresa, etc.).

CINTA COM DIVISÃO

Moldura com uma aba de interligação para suportar o “teto” da caixa de papelão ondulado.

CINTAMENTO

Aplicação de cintas de segurança em embalagem ou acondicionamento.

CINTAS DE REFORÇO

Moldura colocada por dentro junto às paredes da caixa de papelão ondulado para aumentar a resistência de coluna.

CIO

Chief information officer – diretor de relações públicas

CIPE

Compressed integrated product engineering

CÍRCULOS DE CQ

Grupo que desempenha voluntariamente atividades de controle de qualidade no local de trabalho, realizando estas tarefas continuamente, como parte de um programa na empresa inteira, de controle de qualidade, desenvolvimento próprio, ensino mútuo, controle do fluxo e melhoramento no local de trabalho.

CITAÇÃO JURÍDICA

É o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender. Citação pelo correio (carta registrada), pelo oficial de justiça e por edital.

CKD

Exportação de veículos completos desmontados

CKP

Área de produção das unidades CKD

CLASS

Capacity loading and operation sequence scheduling

CLASSE

Categoria ou classificação atribuída às entidades que tem a mesma função, mas que diferem entre si quanto aos requisitos para a qualidade.

CLASSE DE LIMPEZA

Número estatisticamente permissível de partículas iguais ou maiores que 0,5 mícron por pé cúbico de ar.

CLASSIFICAÇÃO

Tarefa de classificar e ordenar os materiais, segundo a suas naturezas e características básicas.

CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS

Atividade responsável pela identificação, codificação e catalogação de materiais e fornecedores.

CLASSIFICAÇÃO DECIMAL

Método de classificação idealizado por melville louis kossuth dewey e que divide o conhecimento humano em 10 grandes conjuntos.

CLEARINGHOUSE

Uma network e mailbox num computador central facilitando que os parceiros comerciais mandem documentos eletronicamente e recebam mensagens de uma central única, independentemente do tempo de tráfico.

CLICHÊ

Dispositivo utilizado para a impressão sobre papelão.

CLICK RATE

É o número de cliques dividido pelo número de requisições de anúncios.

CLIENTE

  • A pessoa que paga o valor do produto transacionado.
  • Destinatário, beneficiário ou usuário externo à organização, de um produto ou serviço provido por um fornecedor, que pode ser interno ou externo à organização.
  • Entidade compradora que se caracteriza por ser uma entidade jurídica, como por exemplo uma outra empresa industrial ou estabelecimento atacadista ou de varejo.
  • Pessoa ou organização que recebe um produto, um serviço ou uma informação mediante retorno.
  • Pessoa ou entidade que troca recursos monetários por um produto ou serviço.

CLIENTE DE PROJETO

Aquele que patrocine ou ordene um estudo e remunere o consultor por este trabalho.

CLIENTE EXTERMO

é aquele que usa o produto ou serviço fornecido pela organização.

CLIENTE INTERNO

  • Área que recebe um produto ou serviço, como material, serviço ou documento de qualquer outra área da organização.
  • Qualquer pessoa, departamento ou divisão que recebe um produto ou serviço (geralmente peças ou suprimentos, mas também relatórios e documentos, ou ainda assessoria profissional) de outra pessoa ou departamento da mesma organização (fornecedor interno).
  • Recebedor do resultado da atividade de uma outra pessoa ou departamento, que pode abranger produto, serviço ou informação.

CLIENTES-ALVO

Clientes atuais e potenciais, foco de interesse para o fornecimento de produtos, podendo incluir os clientes da concorrência.

CLÍNICA DE PRODUTO

Exame crítico de um produto e a sua embalagem, frente a um grupo de usuários selecionados, a partir de um segmento de mercado, para o qual ele é destinado.

CLIPPING ELETRÔNICO

Levantamento e gravação de matérias veiculadas em rádio e televisões.

CLIPPING IMPRESSO

Levantamento, recorte e organização, em ordem cronológica ou remissiva, de todas as matérias publicadas, em jornais ou revistas, sobre uma divulgação realizada, um tema específico, a empresa ou o setor de atividade.

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