Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Compartilhe

ABRAHAM MASLOW

Postado 2018/07/30

Abraham Harold Maslow foi um psicólogo comportamental que se tornou conhecido pela proposta “Hierarquia de Necessidades” apresentada em 1943. Nasceu em 1º de abril de 1908 em Nova York e faleceu em 8 de junho de 1970 na Califórnia.

Sua teoria está fundamentada na pirâmide de necessidades, paralela ao ciclo de vida do indivíduo.

A construção da pirâmide apresenta diferentes estágios. Na sua base, como primeiro andar, estão as necessidades fisiológicas, (como respiração, sono, calor, abrigo, água, comida, sexo, entre outras). No segundo andar, as necessidades de segurança (integridade física, segurança da moralidade, segurança no emprego, questões de saúde, família e propriedade). No terceiro andar, as necessidades sócias, onde os aspectos sobre os relacionamentos interpessoais ganham força. Aí as questões amorosas, os relacionamentos familiares e as intimidades de ordem sexual recebem uma consideração especial. No quarto andar, estão alocadas as necessidades de estima. Autoestima, confiança, conquista, respeito de terceiros e respeito a terceiros são aspectos relevantes neste nível da pirâmide. No quinto andar, as necessidades de auto-realização onde um número menor de indivíduos tem a possibilidade de se agrupar. São indivíduos que estão no patamar da felicidade plena; sem qualquer tipo de preocupação com aquelas dos andares anteriores da pirâmide.

Maslow trabalhou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e fundou o centro de pesquisa National Laboratories for Group Dynamics. 

Livro: Motivation and Personality, Eupsychian Management