BPF – Como está a sua empresa?


BPF – Como está a sua empresa?



O teste a seguir, de maneira proposital, não se associa a qualquer normativa de BPF e suas versões. O foco é, independentemente das recomendações e exigências, traçar um perfil das empresas e de seus líderes quanto às suas políticas e posturas frente ao universo das Boas Práticas.
No recolhimento de sua sala, ou aberto para debate exclusivamente com a sua equipe, cada pergunta se abre, como um estímulo para um repensar sobre alguns cenários e sobre possibilidades de mudanças significativas.
Marque as respostas mais adequadas do seu ponto de vista e, depois, clique no botão “Calcular pontuação”. Veja a interpretação do teste em função do resultado numérico obtido.



1. Existe uma preocupação generalizada em informar a todos os gerentes e coordenadores das áreas, de maneira discreta e urgente, a chegada de visitantes e de inspetores?
sempre freqüentemente às vezes nunca
2. Algumas operações são literalmente suspensas na presença de visitantes e inspetores?
sempre freqüentemente às vezes nunca
3. Cria-se um ambiente tenso quanto ao que pode ser constatado em uma visita de clientes ou inspeção governamental, principalmente da parte da alta liderança da empresa?
sempre freqüentemente às vezes nunca
4. Líderes de linha, operadores, manipuladores, auxiliares e outros colaboradores ficam “sem saber o que fazer” ou “qual a melhor forma de fazer” quando são observados por visitantes ou inspetores?
sempre freqüentemente às vezes nunca
5. Na rotina, seus colaboradores costumam descumprir aqueles procedimentos que não consideram “tão importantes” (como fluxo de pessoal e de materiais, uso de EPI, uso de acessórios de higiene, por exemplo) cuidando de não os esquecer nos momentos de visita ou de inspeções?
sempre freqüentemente às vezes nunca
6. Seus colaboradores participam dos treinamentos como sendo atividades sem valor e que “prejudicam” as suas responsabilidades diárias?
sempre freqüentemente às vezes nunca
7. Existe a possibilidade de um inspetor do governo constatar mais de uma operação sendo executada de forma incompatível com o prescrito em procedimento operacional e/ou em instrução específica?
sempre freqüentemente às vezes nunca
8. Na rotina, os desvios da qualidade são tratados de forma burocrática, através da simples elaboração de relatórios que poderão ser exigidos em inspeções futuras?
sempre freqüentemente às vezes nunca
9. Existe a tendência de manipular resultados dos laudos analíticos e de outros documentos técnicos, no sentido de adequá-los aos parâmetros de qualidade?
sempre freqüentemente às vezes nunca
10. As lideranças consideram as auditorias internas (auto inspeções) como uma atividade atrapalhadora?
sempre freqüentemente às vezes nunca




Clique no botão abaixo para obter a soma dos pontos e veja em qual interpretação se enquadra a empresa.
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A interpretação
Até 7 pontos: BOA
A empresa busca atender as Normas de Boas Práticas e, provavelmente, tem em seu planejamento estratégico o caminho da excelência.
Suas lideranças, seus técnicos e demais colaboradores estão cientes de suas responsabilidades com os acionistas, clientes e consumidores (usuários de seus produtos e serviços).
Existe um Sistema da Qualidade estruturado com visão na capacitação constante de suas equipes e na melhoria contínua dos processos.

De Entre 8 a 29 pontos: REGULAR
A empresa pode estar em uma fase de mudança na qual identifica a urgência e os benefícios de se trabalhar de acordo com as BPF.
Muitos de seus líderes e técnicos, nem todos, estão dedicados a promover as muitas mudanças e as melhorias necessárias, mesmo que os recursos disponíveis não sejam os ideais.
Existe um Sistema da Qualidade, ainda debilitado, que se empenha em fortalecer a visão na capacitação constante de suas equipes e na melhoria contínua dos processos.

Acima de 30: FRACA
É possível que a empresa esteja sofrendo com os resultados de inspeções passadas e ainda tema por inspeções futuras de seus clientes ou de inspetores do governo.
Caso não esteja vivendo esta situação, a empresa reconhece que a “capa” (a imagem) de empresa que atende as normas está fragilizada e o retrato verdadeiro pode ser descortinado a qualquer momento, prejudicando os negócios.
Suas lideranças, seus técnicos e demais colaboradores são vistos apenas como cumpridores de ordens e de planejamento de vendas.
Pode até existir um departamento da qualidade na companhia, mas, na rotina, não tem interesse ou poder para efetuar as mudanças necessárias.

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Por Santarem

• Diretor da Santarem - Qualidade em Consultorias • Escritor, Palestrante, Farmacêutico, Tarólogo, e Terapeuta Floral • Profissional com mais de 30 anos de experiência com atuação de comando em controle de qualidade, produção, garantia da qualidade, treinamento, engenharia e logística, em cargos de liderança como de gerência e diretoria. • Farmacêutico Bioquímico com habilitação em indústria e análise de alimentos e indústria farmacêutica * CRF-RJ: 3351 • MBA em Pós-graduação Latu Sensu MBA Gestão da Qualidade pela FGV - Rio de Janeiro. • Professor de pós-graduação do Módulo Gestão da Qualidade no Instituto Hahnemanniano do Brasil. • Autor dos livros “Reino dos Sensos”, “Eu mereço um dia com boas práticas”, "Sensos da Qualidade - E o segredo da sobrevivência e do Sucesso", "A Odisseia de um pequeno ato de inclusão" e “Autora, a foca albina – Uma história que trata sobre pertencimento” • Especializações: Gestão da Qualidade; Boas Práticas, ISO Lead Auditor, Ouvidoria e Perito Judicial. • Tarólogo com mais de 40 anos de experiência. • Terapeuta floral com especialização registrada no Conselho Regional de Farmácia – CRF-RJ. • Principais Prêmios e Títulos 2013: Prêmio Excelência Profissional “Levy Gomes Ferreira” em Mídia Eletrônica Farmacêutica 2011: Moção de Louvor, Aplausos e Congratulações pelos excelentes serviços prestados ao Estado. Assembleia Legislativa – RJ. 2007: Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional - Grande Oficial- Conselho Federal de Farmácia. 2006-Diretor Presidente (2006-2007), CRF-RJ. 2005-Diretor de Cursos (2005-2007), Associação Brasileira de Farmacêuticos. Ver mais na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200969137222017

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