Os “Três P´s” em Desvios da Qualidade

jun 8, 2020 Desvios da Qualidade, Blog

*** *** ***


É uma tarefa, às vezes, inglória quando uma equipe multidisciplinar de profissionais dedicada a resolver um desvio da qualidade e buscar a causa raiz de uma não conformidade, tem de disputar, por exemplo, com as urgências da produção ou com as entregas de acordo com a forte pressão das previsões de vendas. É fato.

Costumo dizer que convivemos atualmente com os “Três P´s” quando tratamos dos problemas. Eu me refiro à “Pressão”, ao “Preconceito” e à “Precipitação”.

Pressão” para que os profissionais obtenham rapidamente a resposta (a causa raiz) do problema e liberem logo um formulário para resolver a burocracia (mais importante que o problema em si). “Preconceito”, quando a causa é ditada quase de imediato, estabelecida antes de qualquer análise realmente séria, mas à luz de problemas resolvidos no passado, indicando a resposta e pronto! “Precipitação”, em correr com as ações de busca da causa raiz e tomada das medidas.

Diante de tal verdade (as urgências de produção não desaparecerão, nem, muito menos, as pressões das previsões de vendas), não basta a teoria sobre análise e tratamento de não conformidades; não basta ter às mãos as ferramentas da qualidade necessárias. Além da expertise em determinar qual a melhor ferramenta deve ser empregada para cada caso, há uma necessidade de capacitar-se na defesa contra os “Três P´s”.

Faça uma análise de alguns desvios reincidentes e das ações erradamente propostas no passado e você encontrará, no mínimo, um desses “P´s”: Pressão, Preconceito e Precipitação


Licença Creative Commons
O trabalho “Os “Três P´s” em Desvios da Qualidade” de Carlos Santarem está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Veja mais


*** *** ***


Por Santarem

• Diretor da Santarem - Qualidade em Consultorias • Escritor, Palestrante, Farmacêutico, Tarólogo, e Terapeuta Floral • Profissional com mais de 30 anos de experiência com atuação de comando em controle de qualidade, produção, garantia da qualidade, treinamento, engenharia e logística, em cargos de liderança como de gerência e diretoria. • Farmacêutico Bioquímico com habilitação em indústria e análise de alimentos e indústria farmacêutica * CRF-RJ: 3351 • MBA em Pós-graduação Latu Sensu MBA Gestão da Qualidade pela FGV - Rio de Janeiro. • Professor de pós-graduação do Módulo Gestão da Qualidade no Instituto Hahnemanniano do Brasil. • Autor dos livros “Reino dos Sensos”, “Eu mereço um dia com boas práticas”, "Sensos da Qualidade - E o segredo da sobrevivência e do Sucesso", "A Odisseia de um pequeno ato de inclusão" e “Autora, a foca albina – Uma história que trata sobre pertencimento” • Especializações: Gestão da Qualidade; Boas Práticas, ISO Lead Auditor, Ouvidoria e Perito Judicial. • Tarólogo com mais de 40 anos de experiência. • Terapeuta floral com especialização registrada no Conselho Regional de Farmácia – CRF-RJ. • Principais Prêmios e Títulos 2013: Prêmio Excelência Profissional “Levy Gomes Ferreira” em Mídia Eletrônica Farmacêutica 2011: Moção de Louvor, Aplausos e Congratulações pelos excelentes serviços prestados ao Estado. Assembleia Legislativa – RJ. 2007: Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional - Grande Oficial- Conselho Federal de Farmácia. 2006-Diretor Presidente (2006-2007), CRF-RJ. 2005-Diretor de Cursos (2005-2007), Associação Brasileira de Farmacêuticos. Ver mais na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200969137222017

error: Acesso restrito
Pular para o conteúdo