Shogai – O “espírito da desordem”
*** *** ***
*** *** ***
Na vida e nos processos tudo tende ao caos, uma vez que, em transformação constante, o universo trabalha e “rearranja as coisas”, independentemente da nossa vontade e do nosso gosto. Daí, uma vez por outra, podemos nos defrontar com situações que nos desagradam pelos danos e prejuízos que podem nos causar.
À luz da lenda “Reino dos Sensos” contada em livro, dei o nome de “Shogai”, àquele espírito que tem em sua existência a tarefa maligna de criar a desordem em nossas vidas. Isso mesmo; Shogai, é o “espírito da desordem” e um dos personagens da história.
Clique na imagem para saber mais sobr o livro
A verdade é que a expulsão de Shogai, de nossos universos, nunca será definitiva. Reza a lenda, que as pessoas, por um descuido, podem ficar possuídas pela desordem, permitindo-as em suas carreiras, em seus negócios e em suas vidas.
Shogai pode fazer o nosso dia ser improdutivo, pela desordem de nossas agendas e pela forma como administramos nosso tempo. Ele pode fazer você ficar procurando seus óculos, um celular ou uma caixa de ferramentas por horas, enquanto se diverte com o seu estresse. Ele pode fazer de sua mesa de trabalho ou de um balcão de atendimento um verdadeiro caos, projetando uma imagem de desleixo e criando riscos de acidente. Eventualmente, um dos muitos cantos nos quais poderemos ver a passagem de Shogai é o vão debaixo das escadas residenciais ou de estabelecimentos comerciais, onde se encontra de tudo, em verdadeira bagunça!
Shogai atrapalha a nossa vida e temos, por isso mesmo, de exercer um papel de vigilância contra qualquer tentativa de aparição do “espírito da desordem”, dando atenção e colocando foco na organização.
Na vida pessoal, ele pode ser perverso. A desordem pode afastar as pessoas que você ama ou, no mínimo, fazê-las sofrer.
Na vida profissional, cria nuvens de fumaça que impedem a busca das causas raízes dos problemas e dificulta a melhor tomada de decisão. Vale também para a vida pessoal, certo?
Nas operações e processos, promove o caos, facilitando a criação de ambientes onde misturas e contaminações podem ser prejudiciais e até mesmo fatais.
Shogai acaba afastando de nós, muitos de nossos amigos e clientes.
Não podendo acabar com Shogai, podemos criar mecanismos de defesa no sentido de mitigar seu impacto em nossas vidas. O “espírito da desordem” se esvai, principalmente, por atitudes simples e diárias as quais podemos tomar em todos os ambientes que circulamos e isso vale para o ambiente familiar e profissional. Vale para os ambientes físicos e virtuais.
Não se engane, no entanto, quem pensar que são ações fáceis, únicas e decisivas.
Nessa luta constante, podemos contar com Sensos especiais e poderosos, mas isso é outro capítulo.
E quanto Shogai em sua vida? Você consegue percebê-lo? Você já teve de enfrentá-lo em alguma batalha?
Veja mais
*** *** ***
*** *** ***
*** *** ***