Os casos graves de hepatite-As causas e a causa raiz

*** *** ***


Os casos graves de hepatite-As causas e a causa raiz

Cerca de 350 casos de hepatite foram relatados no mundo e, alguns deles, no Brasil. Um problema grave que está a exigir dos especialistas um empenho especial no sentido de determinar a causa raiz.

Os vírus da hepatite e o adenovírus – Duas possíveis causas: O interessante é que não foi constatada a presença dos principais vírus da hepatite (A,B,C,D e E).  Caso as biópsias venham a descartar a presença do adenovírus ficam descartadas duas possíveis causas relevantes.

Para os profissionais da área da qualidade e com prática em solução de problemas, além da preocupação com as crianças em todo o mundo, sua saúde e suas vidas, fica um estímulo para acompanhar o caso e especular a questão de maneira técnica. Isso de maneira respeitosa. Assim, fica uma pergunta para iniciar uma reflexão sobre o assunto: Além dos vírus, o que pode ser comum às crianças afetadas que está causando a hepatite?

A condição é que tenha de ser comum às crianças da Europa, Estados Unidos e Brasil, pelo menos. Poderão ser muitas as respostas. Uma delas é: A causa raiz pode estar na ingestão de algum medicamento ou alimento industrial consumido pelas crianças que seja comercializado em grande escala? Pode ser um componente químico que, presente em medicamento ou alimento esteja provocando o mal?

Certo é que, se não forem os vírus, outra causa será. Teremos de usar a ciência para descobrir e “pensar fora da caixa” para resolver o caso.

******* ******* *******

Veja mais

*** *** ***


Por Santarem

• Diretor da Santarem - Qualidade em Consultorias • Escritor, Palestrante, Farmacêutico, Tarólogo, e Terapeuta Floral • Profissional com mais de 30 anos de experiência com atuação de comando em controle de qualidade, produção, garantia da qualidade, treinamento, engenharia e logística, em cargos de liderança como de gerência e diretoria. • Farmacêutico Bioquímico com habilitação em indústria e análise de alimentos e indústria farmacêutica * CRF-RJ: 3351 • MBA em Pós-graduação Latu Sensu MBA Gestão da Qualidade pela FGV - Rio de Janeiro. • Professor de pós-graduação do Módulo Gestão da Qualidade no Instituto Hahnemanniano do Brasil. • Autor dos livros “Reino dos Sensos”, “Eu mereço um dia com boas práticas”, "Sensos da Qualidade - E o segredo da sobrevivência e do Sucesso", "A Odisseia de um pequeno ato de inclusão" e “Autora, a foca albina – Uma história que trata sobre pertencimento” • Especializações: Gestão da Qualidade; Boas Práticas, ISO Lead Auditor, Ouvidoria e Perito Judicial. • Tarólogo com mais de 40 anos de experiência. • Terapeuta floral com especialização registrada no Conselho Regional de Farmácia – CRF-RJ. • Principais Prêmios e Títulos 2013: Prêmio Excelência Profissional “Levy Gomes Ferreira” em Mídia Eletrônica Farmacêutica 2011: Moção de Louvor, Aplausos e Congratulações pelos excelentes serviços prestados ao Estado. Assembleia Legislativa – RJ. 2007: Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional - Grande Oficial- Conselho Federal de Farmácia. 2006-Diretor Presidente (2006-2007), CRF-RJ. 2005-Diretor de Cursos (2005-2007), Associação Brasileira de Farmacêuticos. Ver mais na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200969137222017

error: Acesso restrito
Pular para o conteúdo