Medicamento no formato de guloseimas? Risco de intoxicação medicamentosa
A matéria a seguir “Projeto da UFPB desenvolve medicamentos em forma de doces”, trata de formulações inovadoras que “visam facilitar a administração de medicamentos para crianças e idosos” e foi publicada no último dia 9 de setembro de 2022.
A foto é realmente “deliciosa” e fico imaginando uma criança, longe das vistas de seus responsáveis, subindo em um banquinho, abrindo o armário e ingerindo dezenas dessas “guloseimas”, antes de ser levada para o hospital.
Segundo a matéria, “No momento a equipe trabalha em formulações para veicular o medicamento em formato de goma de mascar (chicletes), apresentando-se diversas opções de formas farmacêuticas para crianças e idosos, de forma a agradar ao paciente e facilitar a administração dos medicamentos”.
Indo na contramão do que eu aprendi nos bancos da Faculdade de Farmácia, o projeto estimula o uso do medicamento de uso infantil, através de imagens e sabores atraentes. É uma tragédia anunciada, sem dúvida.
Lei a matéria na íntegra em https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/projeto-da-ufpb-desenvolve-medicamentos-em-forma-de-doces
#desenvolvimento #medicamento #risco #bospráticas #qualidadetotal #squalidade