Um novo “PIX” internacional?
*** *** ***
Um Senso da Qualidade a considerar:
Senso: Shido: Aprendizado* Palavra-Chave: Progresso*Palavra dolorosa: Estagnação
*** *** ***
Nota de Carlos Santarem:
Os tipos de transações financeiras estão mudando com o tempo e numa velocidade impressionante. Enquanto algumas caem em desuso, outras experimento seu ocaso (como é o caso daquele papelzinho chamado cheque) e outras nascem causando sensações (e temores) dos variados.
O contínuo aprendizado nesta seara agora nos permite vislumbrar uma transação nova que pretende oferecer muitos benefícios. Como qualquer inovação, haverá resistência, haverá um conjunto de riscos previsíveis e, possivelmente, haverá perdas e prejuízos. Certo é que também foi assim com a energia elétrica, foi assim com os aviões.
Estejamos vigilantes, mas preparados para aproveitar este progresso.
*** *** **
Veja mais sobre a matéria:
“Vem aí o PIX internacional?
Projeto Nexus: “Pix internacional” deve conectar transações em 60 países
Em um cenário de boom de fintechs e de distanciamento social devido à pandemia de covid, o Pix apareceu como uma ferramenta para lá de útil para os brasileiros, e atualmente, menos de dois anos após o seu lançamento, fica difícil imaginar o cotidiano sem o sistema de pagamentos do Banco Central. E, em breve, o mundo todo poderá ter uma solução semelhante, a partir do projeto Nexus.
A ideia já vinha sendo desenvolvida há algum tempo, a partir da popularização da tecnologia blockchain e o conceito de finanças descentralizadas. E o sucesso do Pix no Brasil pode ser considerado um bom exemplo de que o Nexus pode dar certo. O Bank Of International Settlements (BIS), que é o “banco central mundial”, vem trabalhando nessa ferramenta.
Atualmente, o Nexus está em fase de testes, e tem um mecanismo semelhante ao Pix, promovendo a integração de transações instantâneas em países que já possuam estrutura para isso. A expectativa do BIS é que sua solução possa realizar transferências entre diferentes nações e moedas em até em um minuto. A ideia é conectar pelo menos 60 países”.
#sensosdaqualidade #programa9s #qualidadetotal #boaspráticas #pesquisa #squalidade #carlossantarem #PIX #nexus