“FCC obriga descarte de lixo espacial em até 5 anos após fim das missões”
Um Senso da Qualidade a considerar: Shisei Rinri: Princípios Morais e Éticos * Palavra-Chave: Regulação *Palavra dolorosa: Sofrimento
*** *** ***
Nota de Carlos Santarem:
No caso do lixo espacial e seu descarte, é evidente que um senso da qualidade se pronuncia como muito importe e ele é o Seiri, o senso da Utilização. No entanto, outro senso se apresenta como fundamental no sentido de prevenir um problema grave que pode provocar eventos danosos à humanidade; e ele é o Shisei Rinri, o senso de Princípios Morais e Éticos. Isto, através de uma preocupação moral com a questão e com a elaboração de medidas regulatórias e legais.
Gosto sempre de reforçar que, se dedicarmos uma visão dedicada a um senso específico que trate da ética cuidaremos de maneira mais efetiva da qualidade como um todo. Daí, reforço que, apesar de importantes e imprescindíveis, o cinco esses não bastam para quem almeja a qualidade total.
Agora, cabe a pergunta: Em nosso espaço mais próximo, olhe ao redor. Veja seu local de trabalho, seu ambiente. O que você pode descartar agora e dar mais conforto e segurança a você? O que você pode descartar agora e dar ao objeto de descarte um novo valor, através da reciclagem e da doação?
*** *** ***
Veja mais sobre a matéria:
“A Federal Communications Commission (FCC), agência reguladora norte-americana, começou a adotar, a partir desta quinta-feira, 29, novas regras de descarte de lixo orbital. As regras exigem que os operadores de satélites em órbita baixa da Terra (LEO) descartem seus satélites dentro de 5 anos após a conclusão de suas missões.
As novas regras encurtam a antiga diretriz que previa o prazo de 25 anos para “desorbitar” satélites após a missão. Dessa forma, a FCC acredita estar dando um passo importante em uma nova era para a segurança espacial e a política de detritos orbitais.”
#programa9s #programa5s #descarte #qualidadetotal #boaspráticas #squalidade
30/09/2022