Mês: outubro 2022

Novas fragrâncias por inteligência artificial

Givaudan lança serviço de cocriação de fragrâncias na China usando inteligência artificial

Enquanto a China deve se tornar o segundo maior mercado de fragrâncias finas do mundo em três anos, atrás apenas dos Estados Unidos, o grupo suíço, especializado em fragrâncias e aromas, a Givaudan está lançando um serviço de cocriação para seus clientes chineses de fragrâncias usando inteligência artificial através de uma parceria com o Tmall Innovation Center (TMIC).

Com a implementação deste projeto, a Givaudan vai, portanto, um pouco mais longe ao combinar dados coletados e inteligência artificial. O processo de criação do perfume é assim encurtado e realizado em cinco etapas: uma fase criativa envolvendo pesquisa e análise, uma exploração visual olfativa, uma cocriação digital de perfume usando tecnologia de amostragem instantânea baseada em IA, uma proposta de perfume comercializado e, finalmente, a validação do novo produto, a estratégia de lançamento e o plano de marketing.

#squalidade #IA #inteligenciaartificial #cosméticos #pesquisa – 31/10/2022

Veja mais a respeito


Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!

Assine agora e nossa newsletter!

E depois da Semana da Qualidade?

E depois? Volta tudo ao normal, como era antes!?

Em um artigo meu publicado no site (“A Semana da Qualidade mexendo com ossos, corações e mentes!”) trato das perguntas imprescindíveis para antes e depois da Semana da Qualidade e o objetivo maior da semana em si.

Agora, neste artigo, faço uma provocação com o propósito de explorar a semana após o seu término, buscando criar mecanismos de sensibilização e reflexão sobre os temas tratados durante o evento realizado. Em outras palavras: Como podemos “estender o sentimento” dando maior robustez aos conceitos, após o fim da semana?

Estendendo o sentimento

Uma das formas é envolver as lideranças formais da empresa (gerentes, supervisores, coordenadores e outros) e os especialistas formadores de opinião (analistas, por exemplo) com novas atividades ligadas aos vários assuntos apresentados.  Aí, algo que pode ser estimulante é promover pequenas reuniões à luz de determinados tópicos.

O indivíduo adulto recebe informações de diferentes meios e formas; seu aprendizado tem de ser trabalhado à luz da andragogia. O convencimento e o comprometimento do adulto nascem de uma forma especial e própria. Investir após a semana é um fator determinante. Minha sugestão é fazer isso tendo um livro, por exemplo, como base para estudo e debate.

Imagine entre os muitos brindes que sua empresa distribuiu, você poder contar com um livro que exponha questões da qualidade para suas lideranças e seus analistas. Imagine fazer breves reuniões de bate-papo tendo os livros como referência.

Como autor, proponho dois títulos, um para Programa 5S e outro para Boas Práticas (BPX).


Sua semana da qualidade tratou de Programa 5S?

Para falar de Programa 5S, o livro “Reino dos sensos” onde, através do lúdico, em forma de lenda, o livro se propõe como uma ferramenta de sensibilização do aprendizado do Programa 5S e serve de gatilho para um aumento de motivação e comprometimento.

Diz a sinopse do livro: “Um reino ameaçado pela desgraça de sucumbir e desaparecer, pelas artimanhas de um tirano perverso, um comandante inescrupuloso, uma maligna pitonisa e um poderoso obsessor, busca recuperar-se, através da visão e coragem de seu imperador, o qual se empenha em desenhar uma estratégia contundente, com o auxílio de seus sábios conselheiros e através de um exército taticamente muito bem preparado.”

Falar de Programa 5S e até de outros sensos, brincando com o imaginário da equipe, é uma atividade de valor, após uma semana da qualidade que procurou trabalhar o programa!


Sua semana da qualidade tratou de Boas Práticas (BPX)?

Para falar de Boas Práticas, o livro “Eu Mereço Um Dia Com Boas Práticas” é uma sugestão especial, uma vez que é uma edição de luxo. O livro foi idealizado propositadamente assim para marcar uma impressão subliminar forte de que as BPX carregam consigo um valor próprio e rico.

O livro é diferente até no formato (Quadrado (200×200), tem o acabamento em capa dura, apresenta dezenas de ilustrações coloridas e é produzido em papel Couche 150g. Um luxo!

Em nossos últimos treinamentos sobre o tema, as empresas têm recebido uma unidade (como peça de curso) para manter em suas bibliotecas.

O livro “Eu Mereço Um Dia Com Boas Práticas” é uma ferramenta de sensibilização em Boas Práticas, explorando os aspectos críticos das BPF, através de acrônimos com a sigla GMP

Diz a sinopse do livro: “Uma visão de cada um dos aspectos críticos de BPF, de seus conceitos, recomendações e exigências, através de mais de 70 acrônimos com a sigla GMP, como um verdadeiro guia de estudo sobre o tema. Isto, com o enfoque nos benefícios de se trabalhar de acordo com as normas, ao mesmo tempo em que se reforçando também a visão nas oportunidades que elas nos oferecem, bem como nas ameaças para aqueles que não as têm nas suas rotinas.”

Falar das BPX pinçando breves textos e figuras interessantes sobre assuntos específicos de boas práticas é uma atividade de valor, após uma semana da qualidade que procurou trabalhar o tópico!


A responsabilidade de continuar vibrando

Repetindo as minhas palavras do artigo anterior ““Mudar” é o verbo da semana da qualidade que deve acontecer como um verdadeiro terremoto nos neurônios dos participantes; que deve acontecer como um tsunami na corrente sanguínea de cada colaborador; que deve provocar um impacto tão grande em seus ossos, corações e mentes que todos juntos estarão em conformidade com os princípios da semana.”

Terminou a semana, ou ela está prestes a terminar? Agora é hora de pensar nos mecanismos para continuar fazendo ela vibrar!

*** *** ***

Licença Creative Commons
“E depois da Semana da Qualidade?” de Carlos Santarem está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

#squalidade #qualidadetotal #qualidade #boaspráticas #bpx #programa5s #programa9s #livro – 28/10/2022


Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!

Assine agora e nossa newsletter!

O controle individual do colaborador em home office

Monitorar funcionários individuais não é a maneira de aumentar a produtividade

Desde que a pandemia mudou os trabalhadores para escritórios em casa e longe dos olhos atentos de seus chefes, as empresas se preocuparam se as pessoas realmente estão trabalhando tanto quanto deveriam? Apesar do aumento da produtividade na era do trabalho em casa, essa ansiedade persistiu. Para alívio, as empresas têm se voltado cada vez mais para novas ferramentas digitais que podem aplicar um nível de supervisão que nem mesmo os gerentes mais hesitantes podem alcançar. Essas ferramentas, comercializadas como aplicativos de medição de “produtividade”, identificam os funcionários pelo nome e rastreiam como eles gastam seu tempo – registrando pressionamentos de tecla, contando mensagens, recodificando suas telas e até registrando quando eles se afastam de suas mesas para ir ao banheiro.

Em teoria, os empregadores podem usar essas informações para otimizar a forma como as pessoas trabalham. Na prática, porém, essas ferramentas costumam ser um instrumento contundente que comunica continuar trabalhando porque você está sendo observado (literalmente em alguns casos: os empregadores usaram câmeras nas casas de seus funcionários para monitorar seu trabalho). A lógica dessa abordagem é direta: responsabilize as pessoas sobre exatamente como elas gastam o tempo e extraia a produtividade de cada segundo. Abordagens como essas personificam uma crença popular de que a gerência e as equipes muitas vezes estão em desacordo entre si.

Existem dois grandes problemas com esta abordagem “aperte-os”.

Primeiro, é opressivo e provavelmente desmoralizará os trabalhadores, que sentem com razão que sua privacidade está sendo violada e que estão sendo intensamente (ainda que ambientalmente) microgerenciados. Não deve ser difícil ver como esse ambiente poderia eventualmente levar as pessoas a desistir.

Em segundo lugar, a atividade de trabalho no escritório pode ser uma proxy ruim para a produtividade real. Ao focar apenas nas ações que as pessoas realizam, essas ferramentas ignoram completamente o ambiente em que as pessoas estão trabalhando. Os gerentes geralmente tentam aumentar a produtividade em ambientes fundamentalmente quebrados – cheios de processos e tarefas fragmentados ou não padronizados, aplicativos de TI hostis ao usuário, design de UX ruim, gargalos e outros fatores que tornam o trabalho mais difícil e lento.

Nenhum funcionário controla essas variáveis ​​e, em vez disso, está sujeito a elas. Portanto, essas ferramentas de produtividade não apenas falham em consertar o que está quebrado, como também não trazem à tona os problemas reais.

Veja mais a respeito

#squalidade #gestãodepessoas #qualidadetotal #boaspráticas – 27/10/2022


Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!

Assine agora e nossa newsletter!

Biogen preparada para o mercado de Alzheimer precoce

Biogen pronta para abordar o mercado de Alzheimer precoce a partir de 2023 – Goldman Sachs

Os analistas do Goldman Sachs atualizaram a Biogen (NASDAQ: BIIB ) para Buy from Neutral, elevando o preço-alvo da empresa para US$ 370 de US$ 271 em nota na quarta-feira. É a sexta atualização da Biogen desde 15 de setembro de 2022.

Os analistas disseram que, em conjunto com os lucros, a empresa decidiu atualizar as ações, pois, em sua opinião, a empresa “agora está pronta para abordar o mercado inicial da doença de Alzheimer em 2023+, após os recentes dados topline lecanemab Ph3 (CLARITY-AD) .”

Veja mais a respeito

#squalidade #mercado #pesquisa #bolsadevalores #biogen

Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!

Assine agora e nossa newsletter!

Empresa de cosméticos processada

Uma grande empresa francesa de cosméticos está sendo processada nos Estados Unidos por alegações de câncer provocado por produtos de alisamento.

O processo foi colocado após a publicação de um estudo do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ambiental dos EUA (NIEHS) que descobriu o risco de um aumento significativo de câncer uterino entre consumidoras usuais de produtos de alisamento capilar e de alisadores químicos.

Estamos acompanhando o caso.

#squalidade #cosméticos #qualidade #qualidadetotal #consumidores #saúde – 27/10/2022

Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!

Assine agora e nossa newsletter!

Painel eletrônico com problema força recall de mais de 70.000 caminhões da Paccar

Paccar faz recall de 76.492 caminhões porque painel digital pode congelar

O problema afeta cerca de 1% dos caminhões recolhidos, mas pode aumentar o risco de acidente

A Paccar Inc. está fazendo o recall de 76.492 caminhões Peterbilt e Kenworth do último modelo porque o painel digital pode congelar, impedindo a atualização do sistema e aumentando a chance de um acidente.

Cerca de 1% dos caminhões recolhidos provavelmente têm o problema, disse Paccar à Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário.

Os modelos 2022 e 2023 afetados incluem o Kenworth T680, T880 e W990 e o Peterbilt 365, 367, 389, 567 e 579.

A Paccar encontrou 57 reclamações de garantia de maio de 2021 a setembro de 2022 relacionadas ao sistema de painel digital fornecido pela Stoneridge Inc. A Paccar soube do problema em agosto. Stoneridge implementou uma correção de software em 15 de setembro.

Veja mais a respeito

#squalidade #chegaderecall #qualidade – 25/10/2022


Nota de Carlos Santarem: O hashtag “#chegaderecall” não é uma crítica às operações de recall, nem tampouco às empresas que as realizam. Empresas sérias e dedicadas ao consumidor preocupam-se com a qualidade de seus produtos e com os impactos que unidades defeituosas podem causas nas pessoas. O hashtag “#chegaderecall” tem o objetivo de criar um estímulo para um repensar sobre nossos sistemas da qualidade e sobre a questão de desvios reincidentes.


squalidade #chegaderecall #qualidadetotal #boaspráticas


Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!

Assine agora e nossa newsletter!

A Semana da Qualidade – Frase

*** *** ***

*** *** ***

Uma frase para reflexão. Aproveitando aquele momento de descontração para tratar de tópicos sobre qualidade, produtividade e de boas práticas de maneira lúdica e agradável.

*** *** ***

“Mudar” é o verbo da semana da qualidade que deve acontecer como um verdadeiro terremoto nos neurônios dos participantes; que deve acontecer como um tsunami na corrente sanguínea de cada colaborador; que deve provocar um impacto tão grande em seus ossos, corações e mentes que todos juntos estarão em conformidade com os princípios da semana. Difícil? Sim…, mas assim são as grandes conquistas!


Todo planejamento de uma semana da qualidade deve considerar os aspectos da andragogia no sentido de facilitar o engajamento dos colaboradores adultos assegurando o verdadeiro comprometimento. Caso contrário, depois de uma semana da qualidade sem uma preocupação assim, tudo pode “voltar ao normal”, exatamente como antes!


Veja o artigo


Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!


Assine agora e nossa newsletter!

A Semana da Qualidade mexendo com ossos, corações e mentes!

As perguntas imprescindíveis para antes e depois da Semana da Qualidade

A semana da qualidade, entre outras projeções, mostra o preparo dedicado de um grande momento na vida de todos os colaboradores; eles percebem um enorme esforço por parte de muitas pessoas da empresa que se envolvem de verdade no seu planejamento, na sua elaboração e na sua condução.

São as áreas da qualidade, de recursos humanos e de engenharia aquelas mais envolvidas com a semana em termos de preparação, mas todos os departamentos devem (em maior ou menor grau) dar a sua dose de contribuição no sentido de assegurar o sucesso da semana.

Fica a pergunta: depois de todos os recursos investidos (financeiros, materiais e mão de obra) e terminada a semana, o que resta, além do dever cumprido de ter levado a cabo um evento especial e necessário para “mexer com as mentes e corações” dos colaboradores?

Ficará:

  • Na cabeça dos funcionários que a semana “foi divertida”?
  • A impressão de que a semana “serviu para relaxar e fazer se afastar da rotina”?
  • O impacto das músicas motivacionais e holofotes coloridos?
  • A sensação de que os concursos e jogos foram emocionantes promovendo uma interação legal?
  • A participação de cada área em uma feira com apresentação de projetos?
  • A alegria de ter recebido brindes bonitos e úteis?
  • Um conjunto de fotos para distribuir no site da empresa e pelas redes sociais?
  • A lembrança de terem assistido vídeos interessantes?
  • Marcada a homenagem feita a alguns colaboradores por suas participações?
  • Certo que foram feitas boas parcerias?
  • Evidenciada a competência de alguns colaboradores como excelentes instrutores?
  • A certeza de boas palestras?
  • Comprovada a importância de convidados especialistas como palestrantes externos?

A resposta para todas as perguntas feitas até aqui, na minha opinião, deve ser “sim” e nenhuma delas tem um “sim” mais forte do que a outra. No entanto, existe uma a mais que deve ser respondida, além das anteriores: “o quê eu ganho com isso?”.

Para os organizadores da semana, um outro questionamento será crítico ao seu final: A semana impregnou cada um dos participantes a ponto de criar um compromisso real e voluntário que os acompanhará diariamente? Ou, “depois da semana tudo volta ao normal”, com os funcionários voltando para suas “ilhas inexpugnáveis” (muitos chamam de “departamentos”)?  Este mesmo questionamento pode e deve ser feito antes, na fase do planeamento da semana! Isto ajudará a determinar o seu conteúdo programático, as suas atividades e os palestrantes.

Ao final da semana da qualidade, cada colaborador fará para si aquela pergunta crucial “O quê eu ganhei com isso?” A resposta, só ele a terá. Ter uma resposta da empresa que se coadune com cada resposta de cada colaborador é uma utopia, mas procurar saber dele (de cada um) quais são as suas expectativas pode ser um bom passo. Isto porque, apenas passar as expectativas da empresa não criará o verdadeiro compromisso com a qualidade.

Depois da semana da qualidade tem de haver um novo normal. Depois de uma semana da qualidade, a relação entre fornecedores internos e clientes internos talvez tenha de ser repensada para melhor; as atitudes de rotina talvez mereçam um foco especial à luz do compromisso com a missão, visão, normas internas e com as boas práticas.

“Mudar” é o verbo da semana da qualidade que deve acontecer como um verdadeiro terremoto nos neurônios dos participantes; que deve acontecer como um tsunami na corrente sanguínea de cada colaborador; que deve provocar um impacto tão grande em seus ossos, corações e mentes que todos juntos estarão em conformidade com os princípios da semana.

Difícil? Sim…, mas assim são as grandes conquistas!

*** *** ***

Licença Creative Commons
“A Semana da Qualidade mexendo com ossos, corações e mentes!” de Carlos Santarem está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

#squalidade #qualidadetotal #semanadaqualidade #boaspráticas #gestãodepessoas – 24/10/2022


Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!

Assine agora e nossa newsletter!

A mensagem de ouro da coruja

Dar uma nova vida a objetos, propiciando melhorar o ambiente a sua volta é uma prática de um dos Sensos da Qualidade, o senso da utilização. Antes mesmo de pensar em descartar, pensar em conferir um novo significado àquelas coisas que normalmente poderiam ir para o lixo, pode ajudar a mudar o astral do seu escritório e da sua casa.

Assim fiz com uma antiga e sacrificada peça de pedra sabão. A peça é uma pequena escultura de cerca de 10 cm na forma de uma coruja que ganhei, faz tempo, de presente.

Tenho algumas corujas em meu escritório, uma vez que sua simbologia me estimula a algumas reflexões na seara da filosofia e do aprendizado humano. Gosto do bicho e do significado que a ele foi associado.

Uma coruja a mais ou a menos no meu escritório poderia não fazer diferença nenhuma, mas aquela, em especial, me ajuda a lembrar vários momentos da minha vida. Ela (a coruja) estava sem uma de suas orelhas, suas patas não estavam íntegras e sua fronte e peito mostravam-se todos machucados. Em pedra sabão de coloração escura, as ranhuras e pedaços quebrados mostram-se em coloração bem mais clara. Enfim, ela “estava ferida” com as “cicatrizes” de suas quedas, assim como o seu dono; e assim como o seu dono, poderia aprender com as próprias cicatrizes e “renascer” diariamente para novas caminhadas.

O que fiz sobre a velha peça de pedra sabão? Usei um esmalte dourado, sem esconder as “feridas” e as “cicatrizes” pintando por cima. A cada pincelada minha, eu me sentia melhor! A cada lance de dourado que carregava na peça, parece que ela “renascia” como Phoenix, na forma de coruja.

Terminado o trabalho, levei a peça para uma posição de destaque em minha mesa, ao meu lado. Isto para me servir de lembrança de que não devemos tentar esquecer nossas derrotas e para lembrar que está na sabedoria a melhor forma de reagir a todos os eventos. Isso vale ouro!

#squalidade #sensosdaqualidade #qualidadetotal – 21/10/2022


Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!

Assine agora e nossa newsletter!

Tratamento de reclamações – Nova norma brasileira

Bom saber – Norma NBR – Está em fase de revisão de adoção a norma “Gestão da qualidade – Satisfação do cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações”.

Esta Norma fornece orientação para o processo de tratamento de reclamações sobre produtos dentro de uma organização, incluindo planejamento, projeto, operação, manutenção e melhorias. O processo de tratamento de reclamações nela descrito é apropriado para ser um dos processos do sistema de gestão da qualidade como um todo.

Manteremos nossos leitores informados a respeito do andamento do processo de revisão.

#squalidade #sac #reclamação #qualidadetotal #boaspráticas #cliente – 21/10/2022

Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!

Assine agora e nossa newsletter!

error: Acesso restrito
Pular para o conteúdo