Yemen-Investigação em andamento: A associação de medicamentos vencidos com mortes de 18 crianças

Um Senso da Qualidade a considerar: No caso em questão, existem vários indícios de falta de diferentes sensos da qualidade. Vale esperar o andamento das investigações, mas o certo mesmo é que faltou senso!

*** ***  *** 
Nota de Carlos Santarem:
Existem indícios de que a causa das mortes das crianças tenha sido provocada pelo emprego de medicamentos vencidos. As autoridades do governo iemenita investigam o caso, ao mesmo tempo em que grupo de direitos humanos pede uma investigação internacional independente.

Verdadeira a notícia, outras hipóteses surgem para uma análise mais aprofundada; entre elas, a falta de um controle rigoroso do estoque. A mídia levanta outras hipóteses que pode fazer da situação um caso de polícia mais grave.

Seja qual for a causa, o certo é que faltou senso!

***  ***  ***
Veja mais sobre a matéria:

“AL-MUKALLA: Autoridades do governo iemenita e grupos de direitos humanos pediram uma investigação internacional independente sobre as mortes de 18 crianças com leucemia que foram injetadas com medicamentos vencidos em um hospital em Sanaa, propriedade dos Houthi.

Relatos da mídia local, organizações independentes e familiares disseram que os profissionais de saúde do Hospital Universitário do Kuwait administraram doses do medicamento quimioterápico metotrexato a cerca de 50 crianças atingidas pelo câncer no final de setembro, matando pelo menos 18 delas e enviando outras para unidades de terapia intensiva.”

Veja a matéria completa em

Acompanhe aqui o desenrolar do caso

#squalidade #emnomedaética #boas práticas #qualidadetotal– 16/10/2022


Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!

Assine agora e nossa newsletter


Acompanhando o caso

07/11/2022 – Cresce o número de vítimas

Número de crianças mortas após ingestão de xarope na Indonésia sobe para 195

Investigação começou em outubro, após médicos observarem aumento de casos de insuficiência renal aguda. Maioria das vítimas tinha menos de 5 anos. Autoridades locais suspenderam a venda do medicamento, que era comercializado em farmácia sem contraindicações.

Os testes realizados mostram que os xaropes envolvidos continham quantidades excessivas de etilenoglicol e dietilenoglicol, dois componentes usados em produtos industriais como anticongelantes.

Veja a matéria.

#squalidade #emnomedaética #boas práticas #qualidadetotal #dietilenoglicol– 07/11/2022


Capacitação


Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!

Por Santarem

• Diretor da Santarem - Qualidade em Consultorias • Escritor, Palestrante, Farmacêutico, Tarólogo, e Terapeuta Floral • Profissional com mais de 30 anos de experiência com atuação de comando em controle de qualidade, produção, garantia da qualidade, treinamento, engenharia e logística, em cargos de liderança como de gerência e diretoria. • Farmacêutico Bioquímico com habilitação em indústria e análise de alimentos e indústria farmacêutica * CRF-RJ: 3351 • MBA em Pós-graduação Latu Sensu MBA Gestão da Qualidade pela FGV - Rio de Janeiro. • Professor de pós-graduação do Módulo Gestão da Qualidade no Instituto Hahnemanniano do Brasil. • Autor dos livros “Reino dos Sensos”, “Eu mereço um dia com boas práticas”, "Sensos da Qualidade - E o segredo da sobrevivência e do Sucesso", "A Odisseia de um pequeno ato de inclusão" e “Autora, a foca albina – Uma história que trata sobre pertencimento” • Especializações: Gestão da Qualidade; Boas Práticas, ISO Lead Auditor, Ouvidoria e Perito Judicial. • Tarólogo com mais de 40 anos de experiência. • Terapeuta floral com especialização registrada no Conselho Regional de Farmácia – CRF-RJ. • Principais Prêmios e Títulos 2013: Prêmio Excelência Profissional “Levy Gomes Ferreira” em Mídia Eletrônica Farmacêutica 2011: Moção de Louvor, Aplausos e Congratulações pelos excelentes serviços prestados ao Estado. Assembleia Legislativa – RJ. 2007: Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional - Grande Oficial- Conselho Federal de Farmácia. 2006-Diretor Presidente (2006-2007), CRF-RJ. 2005-Diretor de Cursos (2005-2007), Associação Brasileira de Farmacêuticos. Ver mais na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200969137222017

error: Acesso restrito
Pular para o conteúdo