E depois da Semana da Qualidade?

E depois? Volta tudo ao normal, como era antes!?

Em um artigo meu publicado no site (“A Semana da Qualidade mexendo com ossos, corações e mentes!”) trato das perguntas imprescindíveis para antes e depois da Semana da Qualidade e o objetivo maior da semana em si.

Agora, neste artigo, faço uma provocação com o propósito de explorar a semana após o seu término, buscando criar mecanismos de sensibilização e reflexão sobre os temas tratados durante o evento realizado. Em outras palavras: Como podemos “estender o sentimento” dando maior robustez aos conceitos, após o fim da semana?

Estendendo o sentimento

Uma das formas é envolver as lideranças formais da empresa (gerentes, supervisores, coordenadores e outros) e os especialistas formadores de opinião (analistas, por exemplo) com novas atividades ligadas aos vários assuntos apresentados.  Aí, algo que pode ser estimulante é promover pequenas reuniões à luz de determinados tópicos.

O indivíduo adulto recebe informações de diferentes meios e formas; seu aprendizado tem de ser trabalhado à luz da andragogia. O convencimento e o comprometimento do adulto nascem de uma forma especial e própria. Investir após a semana é um fator determinante. Minha sugestão é fazer isso tendo um livro, por exemplo, como base para estudo e debate.

Imagine entre os muitos brindes que sua empresa distribuiu, você poder contar com um livro que exponha questões da qualidade para suas lideranças e seus analistas. Imagine fazer breves reuniões de bate-papo tendo os livros como referência.

Como autor, proponho dois títulos, um para Programa 5S e outro para Boas Práticas (BPX).


Sua semana da qualidade tratou de Programa 5S?

Para falar de Programa 5S, o livro “Reino dos sensos” onde, através do lúdico, em forma de lenda, o livro se propõe como uma ferramenta de sensibilização do aprendizado do Programa 5S e serve de gatilho para um aumento de motivação e comprometimento.

Diz a sinopse do livro: “Um reino ameaçado pela desgraça de sucumbir e desaparecer, pelas artimanhas de um tirano perverso, um comandante inescrupuloso, uma maligna pitonisa e um poderoso obsessor, busca recuperar-se, através da visão e coragem de seu imperador, o qual se empenha em desenhar uma estratégia contundente, com o auxílio de seus sábios conselheiros e através de um exército taticamente muito bem preparado.”

Falar de Programa 5S e até de outros sensos, brincando com o imaginário da equipe, é uma atividade de valor, após uma semana da qualidade que procurou trabalhar o programa!


Sua semana da qualidade tratou de Boas Práticas (BPX)?

Para falar de Boas Práticas, o livro “Eu Mereço Um Dia Com Boas Práticas” é uma sugestão especial, uma vez que é uma edição de luxo. O livro foi idealizado propositadamente assim para marcar uma impressão subliminar forte de que as BPX carregam consigo um valor próprio e rico.

O livro é diferente até no formato (Quadrado (200×200), tem o acabamento em capa dura, apresenta dezenas de ilustrações coloridas e é produzido em papel Couche 150g. Um luxo!

Em nossos últimos treinamentos sobre o tema, as empresas têm recebido uma unidade (como peça de curso) para manter em suas bibliotecas.

O livro “Eu Mereço Um Dia Com Boas Práticas” é uma ferramenta de sensibilização em Boas Práticas, explorando os aspectos críticos das BPF, através de acrônimos com a sigla GMP

Diz a sinopse do livro: “Uma visão de cada um dos aspectos críticos de BPF, de seus conceitos, recomendações e exigências, através de mais de 70 acrônimos com a sigla GMP, como um verdadeiro guia de estudo sobre o tema. Isto, com o enfoque nos benefícios de se trabalhar de acordo com as normas, ao mesmo tempo em que se reforçando também a visão nas oportunidades que elas nos oferecem, bem como nas ameaças para aqueles que não as têm nas suas rotinas.”

Falar das BPX pinçando breves textos e figuras interessantes sobre assuntos específicos de boas práticas é uma atividade de valor, após uma semana da qualidade que procurou trabalhar o tópico!


A responsabilidade de continuar vibrando

Repetindo as minhas palavras do artigo anterior ““Mudar” é o verbo da semana da qualidade que deve acontecer como um verdadeiro terremoto nos neurônios dos participantes; que deve acontecer como um tsunami na corrente sanguínea de cada colaborador; que deve provocar um impacto tão grande em seus ossos, corações e mentes que todos juntos estarão em conformidade com os princípios da semana.”

Terminou a semana, ou ela está prestes a terminar? Agora é hora de pensar nos mecanismos para continuar fazendo ela vibrar!

*** *** ***

Licença Creative Commons
“E depois da Semana da Qualidade?” de Carlos Santarem está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

#squalidade #qualidadetotal #qualidade #boaspráticas #bpx #programa5s #programa9s #livro – 28/10/2022


Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!

Assine agora e nossa newsletter!

Por Santarem

• Diretor da Santarem - Qualidade em Consultorias • Escritor, Palestrante, Farmacêutico, Tarólogo, e Terapeuta Floral • Profissional com mais de 30 anos de experiência com atuação de comando em controle de qualidade, produção, garantia da qualidade, treinamento, engenharia e logística, em cargos de liderança como de gerência e diretoria. • Farmacêutico Bioquímico com habilitação em indústria e análise de alimentos e indústria farmacêutica * CRF-RJ: 3351 • MBA em Pós-graduação Latu Sensu MBA Gestão da Qualidade pela FGV - Rio de Janeiro. • Professor de pós-graduação do Módulo Gestão da Qualidade no Instituto Hahnemanniano do Brasil. • Autor dos livros “Reino dos Sensos”, “Eu mereço um dia com boas práticas”, "Sensos da Qualidade - E o segredo da sobrevivência e do Sucesso", "A Odisseia de um pequeno ato de inclusão" e “Autora, a foca albina – Uma história que trata sobre pertencimento” • Especializações: Gestão da Qualidade; Boas Práticas, ISO Lead Auditor, Ouvidoria e Perito Judicial. • Tarólogo com mais de 40 anos de experiência. • Terapeuta floral com especialização registrada no Conselho Regional de Farmácia – CRF-RJ. • Principais Prêmios e Títulos 2013: Prêmio Excelência Profissional “Levy Gomes Ferreira” em Mídia Eletrônica Farmacêutica 2011: Moção de Louvor, Aplausos e Congratulações pelos excelentes serviços prestados ao Estado. Assembleia Legislativa – RJ. 2007: Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional - Grande Oficial- Conselho Federal de Farmácia. 2006-Diretor Presidente (2006-2007), CRF-RJ. 2005-Diretor de Cursos (2005-2007), Associação Brasileira de Farmacêuticos. Ver mais na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200969137222017

error: Acesso restrito
Pular para o conteúdo