Seu nome é considerado como uma autoridade mundial na área de comportamento organizacional e foi ele o precursor dos seguintes conceitos de aprendizagem: o “single loop learning” — no qual a organização é capaz de detectar e corrigir os seus erros de forma a cumprir os objetivos delineados, e o “double loop learning” — quando a organização se serve desse esforço de detecção e correção de erros para mudar as normas, políticas e objetivos que os causaram.
Chris Argyris (16 de julho de 1923 – 16 de novembro de 2013) foi professor de Comportamento Educacional e Organizacional na Harvard University, tendo lecionado também Administração Industrial na Yale University.
O objetivo é criar empresas que aprendam continuamente (learning organization).
“Personality and Organization”, sua obra publicada em 1957, é um dos clássicos de Argyris. Nela o autor argumenta que as empresas dependem fundamentalmente das pessoas e do seu desenvolvimento individual.
Argyris entendia que os administradores que tratam seus colaboradores positivamente e como adultos responsáveis conseguirão os melhore resultados. Os colaboradores maduros almejam responsabilidades adicionais, multiplicidade de tarefas e a capacidade de participar nas decisões.
Bibliografia:
- Argyris, C. 1957. Personalidade e Organização: o Conflito entre o Sistema e o Indivíduo . Nova Iorque: Harper. OCLC 243920
- Argyris, C. 1999. On Organizational Learning , 2nd ed. Malden, Mass .: Blackwell Business. ISBN 0-631-21308-2
- Argyris, C. 2000. Conselhos falsos e a armadilha gerencial: como os gerentes podem saber quando estão obtendo bons conselhos e quando não estão . Oxford e Nova York: Oxford University Press. ISBN 0-19-513286-6
- Argyris, C. 2004. Razões e Racionalizações: Os Limites do Conhecimento Organizacional . Oxford: Oxford University Press. ISBN 0-19-926807-X
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