Um problema não se afunda…

“Ibama vai apurar responsabilidades por decisão de afundar sucata de porta-aviões na costa brasileira

Órgão ambiental recomendava a reciclagem do material e alertava para seus riscos ao meio ambiente, mas decisão de seguir com afundamento foi levada adiante pela Marinha

“O Ibama, no âmbito de suas competências legais, vai apurar responsabilidades e danos ao meio ambiente envolvendo o caso do porta-aviões São Paulo”, declarou a autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.”

***   ***   ***

Um Senso da Qualidade a considerar: No caso em questão, existem vários indícios de falta de diferentes sensos da qualidade. Vale esperar o andamento das investigações, mas o certo mesmo é que, provavelmente, tenha faltado senso!

*** ***  ***

Nota de Carlos Santarem:

A princípio, os mais afoitos poderiam dizer que foi empregado o Senso Seiri, da utilização. Em outras palavras, mui sabiamente, foi descartado uma enorme peça, sem qualquer utilidade e que exigia dos cofres públicos uma enorme quantia para a sua manutenção. A ação rápida do afundamento teria resolvido o problema!

A questão é que não podemos, simplesmente, submergir nossos problemas, sob o risco de voltarem à tona outras questões mais complicadas e danos maiores… E isso também vale para navios!

O fato é que temos de tomar cuidado com as medidas a serem tomadas frente aos problemas, de tal modo que as ações não se tornem tão ou mais prejudiciais no futuro. É assim que tem de ser feito quando atuamos à luz dos principais conceitos da qualidade total.

Diante das informações que circulam na mídia, com o afundamento de tal navio de guerra, o risco de contaminação das águas pode afetar sobremaneira a vida marinha e não foi apresentado nenhum material que tenha comprovado a segurança da medida.

***  ***  ***

Veja a matéria completa em

“Ibama vai apurar responsabilidades por decisão de afundar sucata de porta-aviões na costa brasileira”

#squalidade #sensosdaqualidade #boas práticas #qualidadetotal– 07/02/2023

Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!

Assine agora e nossa newsletter!

Por Santarem

• Diretor da Santarem - Qualidade em Consultorias • Escritor, Palestrante, Farmacêutico, Tarólogo, e Terapeuta Floral • Profissional com mais de 30 anos de experiência com atuação de comando em controle de qualidade, produção, garantia da qualidade, treinamento, engenharia e logística, em cargos de liderança como de gerência e diretoria. • Farmacêutico Bioquímico com habilitação em indústria e análise de alimentos e indústria farmacêutica * CRF-RJ: 3351 • MBA em Pós-graduação Latu Sensu MBA Gestão da Qualidade pela FGV - Rio de Janeiro. • Professor de pós-graduação do Módulo Gestão da Qualidade no Instituto Hahnemanniano do Brasil. • Autor dos livros “Reino dos Sensos”, “Eu mereço um dia com boas práticas”, "Sensos da Qualidade - E o segredo da sobrevivência e do Sucesso", "A Odisseia de um pequeno ato de inclusão" e “Autora, a foca albina – Uma história que trata sobre pertencimento” • Especializações: Gestão da Qualidade; Boas Práticas, ISO Lead Auditor, Ouvidoria e Perito Judicial. • Tarólogo com mais de 40 anos de experiência. • Terapeuta floral com especialização registrada no Conselho Regional de Farmácia – CRF-RJ. • Principais Prêmios e Títulos 2013: Prêmio Excelência Profissional “Levy Gomes Ferreira” em Mídia Eletrônica Farmacêutica 2011: Moção de Louvor, Aplausos e Congratulações pelos excelentes serviços prestados ao Estado. Assembleia Legislativa – RJ. 2007: Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional - Grande Oficial- Conselho Federal de Farmácia. 2006-Diretor Presidente (2006-2007), CRF-RJ. 2005-Diretor de Cursos (2005-2007), Associação Brasileira de Farmacêuticos. Ver mais na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200969137222017

error: Acesso restrito
Pular para o conteúdo