Gerenciar sem pensar no futuro acarreta em perda de mercado, seguido de perda de empregos.
Deming nasceu em Iowa, formou-se em Engenharia Eletrônica na Universidade de Wyoming e doutorou-se em Matemática Aplicada à Física em Yale. Edwards Deming.
Deming trabalhou no Departamento de Agricultura, em Washington, foi o responsável pela análise estatística do censo dos Estados Unidos de 1939, na 2.ª Guerra Mundial aplicou a estatística à melhoria da qualidade da produção dos Estados Unidos e, em 1945, era professor de Estatística na Universidade de Nova Iorque.
Visitou o Japão encarregado da tarefa de reestruturar a sua indústria, realizando palestras acerca do controle da qualidade. O público foi receptivo e aplicou a mensagem com maestria. Como prova do reconhecimento pela sua contribuição, a Union of Japanese Scientists and Engineers instituiu o Prêmio Deming, em 1951.
Os japoneses aprenderam a lição, mas o Ocidente ignorava os ensinamentos de Deming. Só quarenta anos depois, perante a ameaça japonesa, é que os ocidentais abriram os olhos para a necessidade da gestão da qualidade.
Os 14 pontos de Deming
- Constância de propósitos
- Filosofia da qualidade
- Internalização da qualidade
- Política de suprimentos com base na qualidade e confiança
- Melhoria contínua de produtos e serviços
- Treinamentos “In company”
- Liderança
- Ambientes sem medo
- Ausência de barreiras entre as áreas
- Ambientes livres de slogans
- Ambientes sem métricas no chão de fábrica
- Orgulho pelo trabalho
- Estímulo à formação e ao auto aperfeiçoamento
- Qualidade como responsabilidade de todos
Bibliografia
- Fora da Crise (1986) – O livro “Qualidade, Produtividade e Posição Competitiva” de 1982 foi republicado com novo nome pelo Centro de Engenharia Avançada do MIT.
- The New Economics (1993) – Último livro de Demig
Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!