A indústria do whisky escocês agora contribui com £ 7,1 bilhões para a economia do Reino Unido
A indústria do whisky escocês sustenta 66.000 empregos britânicos e contribui com mais de 7 mil milhões de libras para a economia do Reino Unido, de acordo com um novo relatório.
As vendas de exportação dispararam nos últimos anos devido à crescente procura de whisky escocês em mercados-chave como os EUA, França, Singapura, Taiwan, China e Índia.
A indústria contribuiu com 5,3 mil milhões de libras para a economia escocesa e 1,8 mil milhões de libras no resto do Reino Unido em 2022, de acordo com o novo relatório da Scotch Whisky Association (SWA).
O Scotch é responsável por £ 3 em cada £ 100 do valor agregado bruto (VAB) da Escócia, deixando-o atrás apenas da produção de energia em importância econômica.
Mark Kent, CEO da SWA, afirmou: “A indústria do whisky escocês provou mais uma vez a sua importância económica para o Reino Unido a nível interno e mundial, e estes números destacam a importância de apoiar um sector chave para a produtividade, as exportações e o emprego. ‘
Ele observou que a indústria teve cinco anos “turbulentos”, incluindo a pandemia de Covid-19, o Brexit e uma batalha comercial entre o Reino Unido e os EUA.
No entanto, manteve-se resiliente ao longo desse período. As exportações aumentaram 31%, para £ 6,2 bilhões, nos cinco anos até 31 de dezembro de 2022.
A Scotch acrescenta agora £273.000 por trabalhador ao valor acrescentado bruto da Escócia, que é uma métrica de produtividade utilizada para avaliar a contribuição económica de uma determinada indústria.