“Líderes da linha de frente: o papel mais negligenciado na transformação Lean
É fundamental treinar e envolver as pessoas a quem a maioria dos trabalhadores se reporta e com quem se comunica.
Um dos maiores desafios ao desenvolver uma cultura Lean é como envolver todos na estratégia de melhoria contínua. Como acontece com qualquer empreendimento árduo, é benéfico procurar alguns pontos de alavancagem que proporcionem um impacto desproporcional.
Muitas vezes, um ótimo lugar para começar é com os líderes da linha de frente, priorizando ensiná-los, treiná-los e orientá-los para alinhar seu comportamento com os princípios e objetivos Lean.
Por que focar nos líderes da linha de frente?
Na maioria das organizações, a maioria dos trabalhadores reporta-se aos líderes da linha de frente. Então, naturalmente, deveríamos aproveitar a influência dos líderes da linha de frente, preparando-os para suas funções e responsabilidades enxutas.
No entanto, na prática, infelizmente, nem sempre é esse o caso. Os líderes da linha de frente muitas vezes não estão preparados. E o que agrava a questão é que normalmente, para que uma transformação Lean seja bem-sucedida, as mudanças de comportamento mais significativas devem acontecer no nível do líder da linha de frente. “