Treinamentos – Dicas de sensibilização – Andragogia Corporativa

Treinamentos – Dicas de sensibilização – Andragogia Corporativa

Os primeiros minutos de qualquer apresentação podem oferecer ao Instrutor de adultos uma infinidade de informações a respeito da turma e, ao mesmo tempo, pode provocar em cada aprendiz adulto impressões sobre a qualidade do treinamento que está recebendo.

É nessa via de mão-dupla, repleta de interações e sinais, que reside dois dos fatores críticos de sucesso do aprendizado à luz da andragogia: provocar no adulto o desejo (não o prazer) pelo aprendizado e ajudar a encontrar os benefícios que tal aprendizado poderá lhe oferecer. Daí a necessidade de empregar técnicas de aquecimento como uma das primeiras atividades em treinamento.

O aquecimento da turma, no entanto, tem de ser escolhido de maneira adequada e não pode ser o mesmo em turmas de perfis diferentes. Também tem de considerar os objetivos (o desejo e os benefícios) do emprego de tal ferramenta. Da mesma forma, a razão do aquecimento tem de ser apreendida pelos participantes, caso contrário, pode ser interpretada – como muitas vezes é – apenas como um despretensioso “joguinho de quebra-gelo”.

Os dois exercícios de aquecimento que eu apresento a seguir são dinâmicos, envolvem cada um dos participantes e oferecem ao Instrutor um enorme conjunto de subsídios para realizar

Chuva de Impressões

Monte equipes separadas de até seis participantes e peça que descrevam o que sabem sobre o tema a ser tratado e quais os possíveis questionamentos e dúvidas que podem surgir durante o treinamento.

É importante que as impressões sejam registradas por escrito em folhas de papel ou mesmo apresentadas à turma em quadros ou em flipcharts.

Contrato de Expectativas

Esse aquecimento tem o poder de criar bons treinamentos, embora desafiador para quem se proponha a facilitar o aprendizado do adulto.

Isso porque o adulto é um poço de expectativas e espera que você as atenda no tocante ao treinamento que está recebendo.

Veja que não falamos aqui das expectativas da diretoria ou dos acionistas, mas das expectativas dos colaboradores (nos mais diferentes níveis hierárquicos e de escolaridade).

Solicite a cada participante que exponha o que espera encontrar no treinamento; peça que declare quais os benefícios que espera obter com ele.

Depois – e mais importante – apresente a toda a turma a relação de expectativas e se comprometa a atender a cada uma delas, mesmo que fora do conteúdo programático preestabelecido ou mesmo fora do tempo normal do encontro, através de todas as formas possíveis, como e-mail, por exemplo. Normalmente, faço isso em flipcharts e assino a folha criando o cenário do “contrato com a turma”.

Quanto mais você atender a tais expectativas dos adultos aprendizes, maior será o envolvimento da turma e melhor será o aprendizado.

Vale experimentar!


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Por Santarem

• Diretor da Santarem - Qualidade em Consultorias • Escritor, Palestrante, Farmacêutico, Tarólogo, e Terapeuta Floral • Profissional com mais de 30 anos de experiência com atuação de comando em controle de qualidade, produção, garantia da qualidade, treinamento, engenharia e logística, em cargos de liderança como de gerência e diretoria. • Farmacêutico Bioquímico com habilitação em indústria e análise de alimentos e indústria farmacêutica * CRF-RJ: 3351 • MBA em Pós-graduação Latu Sensu MBA Gestão da Qualidade pela FGV - Rio de Janeiro. • Professor de pós-graduação do Módulo Gestão da Qualidade no Instituto Hahnemanniano do Brasil. • Autor dos livros “Reino dos Sensos”, “Eu mereço um dia com boas práticas”, "Sensos da Qualidade - E o segredo da sobrevivência e do Sucesso", "A Odisseia de um pequeno ato de inclusão" e “Autora, a foca albina – Uma história que trata sobre pertencimento” • Especializações: Gestão da Qualidade; Boas Práticas, ISO Lead Auditor, Ouvidoria e Perito Judicial. • Tarólogo com mais de 40 anos de experiência. • Terapeuta floral com especialização registrada no Conselho Regional de Farmácia – CRF-RJ. • Principais Prêmios e Títulos 2013: Prêmio Excelência Profissional “Levy Gomes Ferreira” em Mídia Eletrônica Farmacêutica 2011: Moção de Louvor, Aplausos e Congratulações pelos excelentes serviços prestados ao Estado. Assembleia Legislativa – RJ. 2007: Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional - Grande Oficial- Conselho Federal de Farmácia. 2006-Diretor Presidente (2006-2007), CRF-RJ. 2005-Diretor de Cursos (2005-2007), Associação Brasileira de Farmacêuticos. Ver mais na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200969137222017

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