Medicamento no formato de guloseimas? Risco de intoxicação medicamentosa

Medicamento no formato de guloseimas?  Risco de intoxicação medicamentosa

A matéria a seguir “Projeto da UFPB desenvolve medicamentos em forma de doces”, trata de formulações inovadoras que “visam facilitar a administração de medicamentos para crianças e idosos” e foi publicada no último dia 9 de setembro de 2022.

A foto é realmente “deliciosa” e fico imaginando uma criança, longe das vistas de seus responsáveis, subindo em um banquinho, abrindo o armário e ingerindo dezenas dessas “guloseimas”, antes de ser levada para o hospital.

Segundo a matéria, “No momento a equipe trabalha em formulações para veicular o medicamento em formato de goma de mascar (chicletes), apresentando-se diversas opções de formas farmacêuticas para crianças e idosos, de forma a agradar ao paciente e facilitar a administração dos medicamentos”.

Indo na contramão do que eu aprendi nos bancos da Faculdade de Farmácia, o projeto estimula o uso do medicamento de uso infantil, através de imagens e sabores atraentes. É uma tragédia anunciada, sem dúvida.

Lei a matéria na íntegra em https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/projeto-da-ufpb-desenvolve-medicamentos-em-forma-de-doces

#desenvolvimento #medicamento #risco #bospráticas #qualidadetotal #squalidade

Por Santarem

• Diretor da Santarem - Qualidade em Consultorias • Escritor, Palestrante, Farmacêutico, Tarólogo, e Terapeuta Floral • Profissional com mais de 30 anos de experiência com atuação de comando em controle de qualidade, produção, garantia da qualidade, treinamento, engenharia e logística, em cargos de liderança como de gerência e diretoria. • Farmacêutico Bioquímico com habilitação em indústria e análise de alimentos e indústria farmacêutica * CRF-RJ: 3351 • MBA em Pós-graduação Latu Sensu MBA Gestão da Qualidade pela FGV - Rio de Janeiro. • Professor de pós-graduação do Módulo Gestão da Qualidade no Instituto Hahnemanniano do Brasil. • Autor dos livros “Reino dos Sensos”, “Eu mereço um dia com boas práticas”, "Sensos da Qualidade - E o segredo da sobrevivência e do Sucesso", "A Odisseia de um pequeno ato de inclusão" e “Autora, a foca albina – Uma história que trata sobre pertencimento” • Especializações: Gestão da Qualidade; Boas Práticas, ISO Lead Auditor, Ouvidoria e Perito Judicial. • Tarólogo com mais de 40 anos de experiência. • Terapeuta floral com especialização registrada no Conselho Regional de Farmácia – CRF-RJ. • Principais Prêmios e Títulos 2013: Prêmio Excelência Profissional “Levy Gomes Ferreira” em Mídia Eletrônica Farmacêutica 2011: Moção de Louvor, Aplausos e Congratulações pelos excelentes serviços prestados ao Estado. Assembleia Legislativa – RJ. 2007: Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional - Grande Oficial- Conselho Federal de Farmácia. 2006-Diretor Presidente (2006-2007), CRF-RJ. 2005-Diretor de Cursos (2005-2007), Associação Brasileira de Farmacêuticos. Ver mais na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200969137222017

error: Acesso restrito
Pular para o conteúdo