Alimentos contaminados podem estar contribuindo para o aumento de hepatite

Mãos, Trabalhar, Dedo, Sujo, Sujeira, Jardinagem

Alimentos contaminados podem estar contribuindo para o aumento de hepatite

***   ***   ***
Um Senso da Qualidade a considerar: Seiketsu: Saúde e Bem-estar * Palavra-Chave: Higiene *Palavra dolorosa: Doenças

*** ***  ***
Nota de Carlos Santarem:
Sabemos que a transmissão do vírus é facilitada quando por água contaminada e através de alimentos contaminados. Casos já foram identificados de contaminação (Hungria) em mais de uma dezena de consumidores em apenas um restaurante.

O interessante é que a simples prática de lavagem correta das mãos, principalmente após o uso dos sanitários funciona como meio importante de prevenção da propagação do vírus da hepatite A.

Fica a pergunta: Nos ambientes dedicados à saúde, bem-estar e aos cuidados com a vida das pessoas, as medidas de prevenção estão sendo, realmente, tomadas? Nos hospitais, nos restaurantes, nas indústrias de fabricação de alimentos, bebidas, medicamentos e cosméticos (apenas como exemplo) podemos assegurar que os colaboradores estão se preocupando (de verdade) com a lavagem de suas mãos e executando a higienização de maneira correta? Não? Então, falta senso…

***  ***  ***
Veja mais sobre a matéria:

“Alimentos contaminados podem estar contribuindo para o aumento de hepatite A

Aumento de casos de hepatite A na UE e no Reino Unido pode ser parcialmente transmitido por alimentos

Alimentos contaminados podem estar desempenhando um papel no aumento de infecções por hepatite A, de acordo com autoridades europeias.

Agrupamentos e surtos do genótipo IB do vírus da hepatite A (HAV) com quatro sequências de HAV únicas, mas relacionadas, foram relatados em seis países europeus e no Reino Unido.

Mais de 300 casos com cepas de HAV idênticas ou intimamente relacionadas foram identificados na Áustria, Alemanha, Hungria, Holanda, Eslovênia, Suécia e Reino Unido.

Os dados epidemiológicos e microbiológicos até agora sugerem a transmissão de humano para humano e também alimentos contaminados como possíveis fontes de infecção, disse o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).”

Veja mais a respeito

#squalidade #faltasenso #boas práticas #qualidadetotal #contaminação – 02/10/2022


Por Santarem

• Diretor da Santarem - Qualidade em Consultorias • Escritor, Palestrante, Farmacêutico, Tarólogo, e Terapeuta Floral • Profissional com mais de 30 anos de experiência com atuação de comando em controle de qualidade, produção, garantia da qualidade, treinamento, engenharia e logística, em cargos de liderança como de gerência e diretoria. • Farmacêutico Bioquímico com habilitação em indústria e análise de alimentos e indústria farmacêutica * CRF-RJ: 3351 • MBA em Pós-graduação Latu Sensu MBA Gestão da Qualidade pela FGV - Rio de Janeiro. • Professor de pós-graduação do Módulo Gestão da Qualidade no Instituto Hahnemanniano do Brasil. • Autor dos livros “Reino dos Sensos”, “Eu mereço um dia com boas práticas”, "Sensos da Qualidade - E o segredo da sobrevivência e do Sucesso", "A Odisseia de um pequeno ato de inclusão" e “Autora, a foca albina – Uma história que trata sobre pertencimento” • Especializações: Gestão da Qualidade; Boas Práticas, ISO Lead Auditor, Ouvidoria e Perito Judicial. • Tarólogo com mais de 40 anos de experiência. • Terapeuta floral com especialização registrada no Conselho Regional de Farmácia – CRF-RJ. • Principais Prêmios e Títulos 2013: Prêmio Excelência Profissional “Levy Gomes Ferreira” em Mídia Eletrônica Farmacêutica 2011: Moção de Louvor, Aplausos e Congratulações pelos excelentes serviços prestados ao Estado. Assembleia Legislativa – RJ. 2007: Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional - Grande Oficial- Conselho Federal de Farmácia. 2006-Diretor Presidente (2006-2007), CRF-RJ. 2005-Diretor de Cursos (2005-2007), Associação Brasileira de Farmacêuticos. Ver mais na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200969137222017

error: Acesso restrito
Pular para o conteúdo