“FDA propõe novos limites para os níveis de chumbo em alimentos para bebês
Em 24 de janeiro, a FDA divulgou um projeto de orientação para os fabricantes reduzirem os níveis de chumbo em alimentos processados destinados a crianças menores de 2 anos de idade. A mudança foi feita como parte do programa Closer to Zero da FDA , que foi criado para ajudar a reduzir a exposição de crianças pequenas ao chumbo, arsênico, cádmio e mercúrio aos níveis mais baixos possíveis.
“Por mais de 30 anos, o FDA tem trabalhado para reduzir a exposição ao chumbo e outros contaminantes ambientais dos alimentos”, disse Robert M. Califf, comissário do FDA, em comunicado. “Para bebês e crianças pequenas que comem os alimentos abordados no projeto de orientação de hoje, o FDA estima que esses níveis de ação podem resultar em uma redução de 24% a 27% na exposição ao chumbo desses alimentos”.
Conhecido como níveis de ação para chumbo em alimentos destinados a bebês e crianças pequenas , o projeto de orientação pede que os fabricantes definam novos níveis de ação de 10 partes por bilhão (ppb) para frutas, vegetais (excluindo tubérculos de ingrediente único), misturas (incluindo misturas à base de grãos e carne), iogurtes, cremes/pudins e carnes com um único ingrediente; 20 ppb para tubérculos; e 20 ppb para cereais secos.”
Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!