Nitroglicerina: como um explosivo se tornou um medicamento cardiológico
Medicamentos à base de nitrato são conhecidos por ativar detectores de bombas em aeroportos e atrair a atenção de cães farejadores de explosivos, características que remontam às origens desse medicamento extremamente útil.
Vamos aproveitar e revisar como esse explosivo se tornou um medicamento cardiológico.
O trinitrato de glicerila, ou nitroglicerina, surgiu na década de 1840, quando Ascanio Sobrero, um químico italiano, criou o composto ao acrescentar ácido nítrico e ácido sulfúrico ao glicerol. A instabilidade da substância, de consistência líquida e oleosa, é a razão pela qual ela costumava ser a arma favorita dos vilões de desenhos animados clássicos, dos quais você talvez se lembre com carinho.
Alfred Nobel (que dá nome ao famoso prêmio Nobel) combinou a nitroglicerina, um explosivo naturalmente instável, com um adsorvente inerte, o diatomito, criando uma pasta que poderia ser embalada na forma de bastões e detonada de maneira controlada.
Atualmente, a nitroglicerina é usada como um vasodilatador bastante potente, geralmente administrado por via sublingual para aliviar e prevenir crises de angina.
#squalidade #qualidadetotal #medicamento #farma – 13/02/2023
Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!