A história do explosivo que virou medicamento

Nitroglicerina: como um explosivo se tornou um medicamento cardiológico

Medicamentos à base de nitrato são conhecidos por ativar detectores de bombas em aeroportos e atrair a atenção de cães farejadores de explosivos, características que remontam às origens desse medicamento extremamente útil.

Vamos aproveitar e revisar como esse explosivo se tornou um medicamento cardiológico.

O trinitrato de glicerila, ou nitroglicerina, surgiu na década de 1840, quando Ascanio Sobrero, um químico italiano, criou o composto ao acrescentar ácido nítrico e ácido sulfúrico ao glicerol. A instabilidade da substância, de consistência líquida e oleosa, é a razão pela qual ela costumava ser a arma favorita dos vilões de desenhos animados clássicos, dos quais você talvez se lembre com carinho.

Alfred Nobel (que dá nome ao famoso prêmio Nobel) combinou a nitroglicerina, um explosivo naturalmente instável, com um adsorvente inerte, o diatomito, criando uma pasta que poderia ser embalada na forma de bastões e detonada de maneira controlada.

Atualmente, a nitroglicerina é usada como um vasodilatador bastante potente, geralmente administrado por via sublingual para aliviar e prevenir crises de angina.

Veja mais a respeito

#squalidade #qualidadetotal #medicamento #farma – 13/02/2023

Siga-nos e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!

Assine agora e nossa newsletter!

Por Santarem

• Diretor da Santarem - Qualidade em Consultorias • Escritor, Palestrante, Farmacêutico, Tarólogo, e Terapeuta Floral • Profissional com mais de 30 anos de experiência com atuação de comando em controle de qualidade, produção, garantia da qualidade, treinamento, engenharia e logística, em cargos de liderança como de gerência e diretoria. • Farmacêutico Bioquímico com habilitação em indústria e análise de alimentos e indústria farmacêutica * CRF-RJ: 3351 • MBA em Pós-graduação Latu Sensu MBA Gestão da Qualidade pela FGV - Rio de Janeiro. • Professor de pós-graduação do Módulo Gestão da Qualidade no Instituto Hahnemanniano do Brasil. • Autor dos livros “Reino dos Sensos”, “Eu mereço um dia com boas práticas”, "Sensos da Qualidade - E o segredo da sobrevivência e do Sucesso", "A Odisseia de um pequeno ato de inclusão" e “Autora, a foca albina – Uma história que trata sobre pertencimento” • Especializações: Gestão da Qualidade; Boas Práticas, ISO Lead Auditor, Ouvidoria e Perito Judicial. • Tarólogo com mais de 40 anos de experiência. • Terapeuta floral com especialização registrada no Conselho Regional de Farmácia – CRF-RJ. • Principais Prêmios e Títulos 2013: Prêmio Excelência Profissional “Levy Gomes Ferreira” em Mídia Eletrônica Farmacêutica 2011: Moção de Louvor, Aplausos e Congratulações pelos excelentes serviços prestados ao Estado. Assembleia Legislativa – RJ. 2007: Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional - Grande Oficial- Conselho Federal de Farmácia. 2006-Diretor Presidente (2006-2007), CRF-RJ. 2005-Diretor de Cursos (2005-2007), Associação Brasileira de Farmacêuticos. Ver mais na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200969137222017

error: Acesso restrito
Pular para o conteúdo