‘Empregos podem desaparecer’: Quase 40% do emprego global poderia ser interrompido pela IA, afirma o FMI
Quase 40% dos empregos em todo o mundo poderão ser afetados pela ascensão da inteligência artificial (IA), uma tendência que provavelmente aprofundará a desigualdade , de acordo com o Fundo Monetário Internacional.
Num post de blog de domingo , a chefe do FMI, Kristalina Georgieva, apelou aos governos para que estabeleçam redes de segurança social e ofereçam programas de reciclagem para combater o impacto da IA.
“Na maioria dos cenários, a IA irá provavelmente agravar a desigualdade geral, uma tendência preocupante que os decisores políticos devem abordar proativamente para evitar que a tecnologia alimente ainda mais as tensões sociais”, escreveu ela antes da reunião anual do Fórum Económico Mundial (WEF) em Davos, Suíça. , onde o tema está no topo da agenda.
Ecoando avisos anteriores de outros especialistas, Georgieva disse que se espera que os efeitos sejam sentidos mais profundamente nas economias avançadas do que nos mercados emergentes, em parte porque os trabalhadores de colarinho branco são vistos como estando em maior risco do que os trabalhadores manuais.
#trabalho #carreira #emprego #IA #FMI