Mais atenção aos líderes de frente!

“Líderes da linha de frente: o papel mais negligenciado na transformação Lean

É fundamental treinar e envolver as pessoas a quem a maioria dos trabalhadores se reporta e com quem se comunica.

Um dos maiores desafios ao desenvolver uma cultura Lean é como envolver todos na estratégia de melhoria contínua. Como acontece com qualquer empreendimento árduo, é benéfico procurar alguns pontos de alavancagem que proporcionem um impacto desproporcional.

Muitas vezes, um ótimo lugar para começar é com os líderes da linha de frente, priorizando ensiná-los, treiná-los e orientá-los para alinhar seu comportamento com os princípios e objetivos Lean.

Por que focar nos líderes da linha de frente?

Na maioria das organizações, a maioria dos trabalhadores reporta-se aos líderes da linha de frente. Então, naturalmente, deveríamos aproveitar a influência dos líderes da linha de frente, preparando-os para suas funções e responsabilidades enxutas.

No entanto, na prática, infelizmente, nem sempre é esse o caso. Os líderes da linha de frente muitas vezes não estão preparados. E o que agrava a questão é que normalmente, para que uma transformação Lean seja bem-sucedida, as mudanças de comportamento mais significativas devem acontecer no nível do líder da linha de frente. “

Veja mais a respeito





Por Santarem

• Diretor da Santarem - Qualidade em Consultorias • Escritor, Palestrante, Farmacêutico, Tarólogo, e Terapeuta Floral • Profissional com mais de 30 anos de experiência com atuação de comando em controle de qualidade, produção, garantia da qualidade, treinamento, engenharia e logística, em cargos de liderança como de gerência e diretoria. • Farmacêutico Bioquímico com habilitação em indústria e análise de alimentos e indústria farmacêutica * CRF-RJ: 3351 • MBA em Pós-graduação Latu Sensu MBA Gestão da Qualidade pela FGV - Rio de Janeiro. • Professor de pós-graduação do Módulo Gestão da Qualidade no Instituto Hahnemanniano do Brasil. • Autor dos livros “Reino dos Sensos”, “Eu mereço um dia com boas práticas”, "Sensos da Qualidade - E o segredo da sobrevivência e do Sucesso", "A Odisseia de um pequeno ato de inclusão" e “Autora, a foca albina – Uma história que trata sobre pertencimento” • Especializações: Gestão da Qualidade; Boas Práticas, ISO Lead Auditor, Ouvidoria e Perito Judicial. • Tarólogo com mais de 40 anos de experiência. • Terapeuta floral com especialização registrada no Conselho Regional de Farmácia – CRF-RJ. • Principais Prêmios e Títulos 2013: Prêmio Excelência Profissional “Levy Gomes Ferreira” em Mídia Eletrônica Farmacêutica 2011: Moção de Louvor, Aplausos e Congratulações pelos excelentes serviços prestados ao Estado. Assembleia Legislativa – RJ. 2007: Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional - Grande Oficial- Conselho Federal de Farmácia. 2006-Diretor Presidente (2006-2007), CRF-RJ. 2005-Diretor de Cursos (2005-2007), Associação Brasileira de Farmacêuticos. Ver mais na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200969137222017

error: Acesso restrito
Pular para o conteúdo