As empresas, o gerenciamento de risco e a responsabilidade social ou… A cerveja e o álcool gel

mar 18, 2020 Artigos, Atitude

*** *** ***

*** *** ***


Nas crises existem cenários de oportunidades que não são identificados por muitos gestores, deixando de lado chances poderosas para dar maior robustez às suas marcas e às suas imagens, como corporações.

Nas crises sociais gritam tais oportunidades, nas salas de reuniões de Conselhos de empresas as quais não são ouvidas e, por vezes, quando ouvidas, são desprezadas.

Em calamidades, quando o pensar estratégico deveria ser “quais ferramentas estão em nossas mãos para ajudar os cidadãos?”, o foco se restringe, exclusivamente, ao “o quanto vamos perder com tudo isto?”.

Aí, em tais situações, o trigo do mercado é naturalmente separado do joio pelos indivíduos conhecidos como “Clientes” (aqueles que compram, indicam e prescrevem); “Consumidores” (aqueles que consomem produtos e serviços privados) e como “Usuários” (aqueles que consomem produtos e serviços públicos). Esses três atores valorizarão aquelas organizações (e seus gestores maiores) que estão, agora, tomando medidas sanas e positivas, no sentido de mitigar os riscos de um mal maior.

Em gerenciamento de risco, sabemos que os eventos podem provocar desvios, mas em muitos desvios, oportunidades podem ser identificadas…  e aproveitadas para o bem da organização!

Assim, na forma de um empreendedorismo voluntário, uma indústria de bebidas no Brasil se propõe a fabricar e doar álcool gel para os hospitais públicos. Uma ação digna!

Chegará o momento no qual, quando tudo isso passar (e vai passar), que as pessoas olharão para essa marca de cerveja nas prateleiras e a associarão à sua responsabilidade social. Daí qualquer associação ao fortalecimento de sua imagem e a um aumento no faturamento não será mera coincidência. Será, em minha opinião, por merecimento.

Agora, existe ainda um espaço que pode ser coberto por outras empresas e até mesmo as concorrentes. Fica o meu aviso; aproveitem o momento.

“Senhores do Conselho, é hora na qual a responsabilidade social deverá ser colocada em suas mesas para suas decisões. É momento de não pensar nos preços, mas nos valores. O mercado dará a resposta!”


Licença Creative Commons
O trabalho “As empresas, o gerenciamento de risco e a responsabilidade social ou… A cerveja e o álcool gel” de Carlos Santarem está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Veja mais


*** *** ***


Por Santarem

• Diretor da Santarem - Qualidade em Consultorias • Escritor, Palestrante, Farmacêutico, Tarólogo, e Terapeuta Floral • Profissional com mais de 30 anos de experiência com atuação de comando em controle de qualidade, produção, garantia da qualidade, treinamento, engenharia e logística, em cargos de liderança como de gerência e diretoria. • Farmacêutico Bioquímico com habilitação em indústria e análise de alimentos e indústria farmacêutica * CRF-RJ: 3351 • MBA em Pós-graduação Latu Sensu MBA Gestão da Qualidade pela FGV - Rio de Janeiro. • Professor de pós-graduação do Módulo Gestão da Qualidade no Instituto Hahnemanniano do Brasil. • Autor dos livros “Reino dos Sensos”, “Eu mereço um dia com boas práticas”, "Sensos da Qualidade - E o segredo da sobrevivência e do Sucesso", "A Odisseia de um pequeno ato de inclusão" e “Autora, a foca albina – Uma história que trata sobre pertencimento” • Especializações: Gestão da Qualidade; Boas Práticas, ISO Lead Auditor, Ouvidoria e Perito Judicial. • Tarólogo com mais de 40 anos de experiência. • Terapeuta floral com especialização registrada no Conselho Regional de Farmácia – CRF-RJ. • Principais Prêmios e Títulos 2013: Prêmio Excelência Profissional “Levy Gomes Ferreira” em Mídia Eletrônica Farmacêutica 2011: Moção de Louvor, Aplausos e Congratulações pelos excelentes serviços prestados ao Estado. Assembleia Legislativa – RJ. 2007: Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional - Grande Oficial- Conselho Federal de Farmácia. 2006-Diretor Presidente (2006-2007), CRF-RJ. 2005-Diretor de Cursos (2005-2007), Associação Brasileira de Farmacêuticos. Ver mais na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200969137222017

error: Acesso restrito
Pular para o conteúdo